A história de Brasília se iniciou ainda em 1823, com a ideia de José Bonifácio de levar a capital do país para a região central. Mais tarde, em 1883, um sonho de Dom Bosco intensificou essa vontade.
A ideia de uma Capital no centro do país atravessou o Império e ressurgiu na República: a nova Brasília foi imaginada por quase 200 anos até a sua concretização, em 1960.
Várias personalidades históricas compartilharam e contribuíram, de alguma forma, para que essa ideia se concretizasse. O padre italiano Dom Bosco teve um sonho profético em 1883, em que previu o nascimento de uma rica e próspera civilização na América do Sul, entre os paralelos 15º e 20º, onde Brasília foi construída 77 anos após, no governo do então presidente Juscelino Kubitschek.
A construção de Brasília expressou o desejo de modernidade e de igualdade defendida pelo Estado e de mudança histórica. Pela primeira vez, o Brasil olhava para o seu interior.
A construção
A fim de dar início e organizar as obras de Brasília, foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O órgão lançou o “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil” com a finalidade de selecionar o melhor projeto arquitetônico da nova cidade.
- Leia também: Surpreenda-se com a arquitetura moderna de Brasília
A proposta do arquiteto e urbanista Lúcio Costa foi eleita pela sua simplicidade. Ela partiu do traçado de dois eixos que se cruzavam em um ângulo reto. Uma dessas linhas era o Eixo Rodoviário, que seria a via de acesso às áreas residenciais (hoje, Asa Sul e Asa Norte). A outra linha, o Eixo Monumental, abrangeria os prédios e o palácio do Governo, a Rodoviária e a Torre de TV.
Projeto aprovado, faltava quem iria arquitetar as principais construções da capital: Oscar Niemeyer. Foi ele quem projetou o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana, o Palácio da Alvorada e o Palácio do Planalto, além do Supremo Tribunal Federal.
O surgimento
No dia 21 de abril de 1960, finalmente nasceu a Capital do Brasil: Brasília! Sua data, não escolhida coincidentemente, marcava o dia da morte de Tiradentes, figura mineira que lutou pela independência do Brasil no século XVIII. A arquitetura e urbanismo modernos da cidade inovaram o seu estilo, tornando-se diferente de tudo já feito até então.
Conforme a construção de Brasília seguia em frente, foram surgindo acampamentos, ao redor do Plano Piloto, dos trabalhadores que vieram para a construção da cidade. Mais tarde, esses vilarejos tornaram-se as cidades satélites que, atualmente, compõem as 31 Regiões Administrativas do Distrito Federal.
Brasília é diversidade
Durante a construção da capital, milhares de brasileiros, especialmente de Minas Gerais e do Nordeste, vieram para auxiliar. Os candangos, como foram chamados, contribuíram para que Brasília se tornasse um local multicultural. Graças à eles, hoje temos uma capital maravilhosa, repleta de sotaques, cores, comidas, costumes e sons.
A história de Brasília é surpreendente, não é? Encontre seu lar no Portal DF Imóveis e faça parte desse conto.