• 16 de abril de 2024
  • Last Update 15 de abril de 2024

Surpreenda-se com a cultura e o lazer de Brasília!

A Capital Federal é uma referência cultural internacional e destino com ricas opções de cultura e lazer. A cidade dispões de teatros, cinemas, espaços culturais, museus e diversos eventos anuais. 

Brasília é considerada ideal para grandes produções, tais como o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais importantes e tradicionais festivais cinematográficos do país.

Atividades de lazer também se destacam na cidade, que oferece opções para todos os gostos e bolsos. 

Confira a seguir algumas opções culturais da Capital Federal:

  • Cine Brasília 

Projetado por Oscar Niemeyer, o Cine Brasília além de abrigar o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o projeto “A Escola Vai ao Cinema”, mantém também em sua programação lançamento de filmes nacionais e livros, mostras estrangeiras, debates e cooperação com embaixadas, escolas públicas e universidades, o que contribui para o enriquecimento da nossa cultura. 

O cinema, localizado na Entrequadra 106/107 Sul, acomoda 607 pessoas e funciona todos os dias da semana, de 15h às 23h. 

  • Museu Nacional Honestino Guimarães

Também obra de Oscar Niemeyer, o museu foi construído exclusivamente com recursos do GDF. O objetivo do monumento é elevar e revelar a cultura visual contemporânea para o público; nele encontram-se manifestações culturais diversas, que contribuem para a pesquisa e a experimentação das diversas  linguagens artísticas culturais, com vistas no seu fomento, difusão e facilitação ao seu acesso.

O Museu Nacional funciona de terça à domingo, de 09h às 18:30h. A entrada é gratuita. 

  • Memorial JK

A fundação do Memorial JK foi uma ideia de Sarah Kubitschek, a fim de homenagear seu então falecido marido e ex presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. 

O Memorial conta com um grande acervo pessoal do ex presidente, como roupas, biblioteca pessoal, medalhas e sua faixa presidencial, e de fotografias da construção de Brasília. O clímax do passeio é a sala escura com iluminação cênica, onde fica o túmulo de Juscelino com seus restos mortais. 

O Museu funciona de terça à domingo, das 09h às 18h. 

  • Centro Cultural Banco do Brasil

É claro que não podíamos deixar de lado o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A fundação, gerada e mantida pelo Banco do Brasil, tem o objetivo de disseminar a cultura pela população. 

A unidade de Brasília foi inaugurada em outubro de 2000, e consta em seu interior com galerias de arte contemporânea, cinema e café. A entrada é franca e o funcionamento é de terça à domingo, de 09h às 21h. 

Agora, você verá algumas opções de lazer na nossa querida capital:

  • Pontão do Lago Sul

Em Brasília, o Pontão do Lago Sul é parada obrigatória, seja apenas para apreciar a vista, desfrutar da gastronomia, acompanhar o pôr-do-sol mais bonito da cidade ou até mesmo praticar esportes aquáticos. Um centro de lazer completo, seguro, repleto de vegetação, que contribuem para tornar o Pontão um dos pontos turísticos mais visitados da Capital. 

O local é aberto todos os dias e a entrada também é gratuita. Atenção para os horários de funcionamento: domingo e segunda, 07h às 0h; terça a quinta, 7h às 1h e sexta e sábado, de 7h às 2h. 

  • Parque da Cidade Sarah Kubitschek 

O Parque Sarah Kubitschek, em Brasília, é o maior parque urbano do mundo! É muito comum ver pessoas, além de correndo e passeando com cachorros, andando de bicicleta e patins, pois é um local completamente plano. 

O parque abriga vários tipos de lazer, como quadras de vôlei, basquete, futebol, quiosques, churrasqueiras, alguns restaurantes, pista de kart e até um parque de diversão. 

A entrada no parque é gratuita, diariamente de 05h às 00h, mas algumas programações lá dentro são pagas. 

  • Parque Ecológico Água Mineral 

Popularmente conhecida como Água Mineral, o Parque é uma ótima opção de lazer para se refrescar nos dias quentes. Suas piscinas são abastecidas com águas vindas das diversas nascentes do local. Além disso, lá é possível realizar trilhas ecológicas, onde se conhece mais a flora e a fauna do local, além de pick-nick. 

A entrada custa só R$12 por pessoa (maiores de 60 e menores de 12 anos não pagam), e funciona todos os dias, de 08h da manhã às 16h. 

E essas foram algumas das atrações de lazer e cultura em Brasília. Deu pra se surpreender? 

Acesse o Portal DFimoveis.com e encontre seu lar nesta capital surpreendente. 

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *