Brasília é uma cidade que possui diversos pontos turísticos e espaços para conhecer. Nessa matéria abordaremos sobre as rotas arquitetônicas que a capital do país possui e quais suas características. Dessa forma, você vai conhecer cada uma delas e já definir quais gostaria de visitar.
A maioria dos lugares arquitetônicos de Brasília foram idealizados por grandes nomes, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Inclusive, muitos dos cartões postais de Brasília estão repletos de fotos dessas arquiteturas que já identificam nossa capital.
Palácio da Alvorada
Localizado às margens do Lago Paranoá, o Palácio da Alvorada foi o primeiro edifício inaugurado em Brasília, projetado para ser tornar a residência oficial do Presidente da República. Sua fachada apresenta como principais elementos a fachada de vidro e as colunas em mármore branco, desenhadas para dar leveza ao palácio que pareceflutuar.
Seu espelho d’água é utilizado como fonte dos desejos pelos visitantes, que arremessam moedas aos pés de obras de arte como as famosas esculturas “As Banhistas”, de Alfredo Ceschiatti, e o “Rito dos Ritmos”, de Maria Martins.
Palácio Itamaraty
O Palácio Itamaraty é conhecido como a sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Considerado um dos palácios mais bonitos já projetados por Oscar Niemeyer, o Itamaraty foi desenvolvido como uma galeria da arte brasileira aos visitantes estrangeiros, exibindo em seus salões diversas peças de renomados artistas do país.
A obra que melhor expressa a atmosfera do Itamaraty é o “Meteoro”, uma escultura em mármore composta por cinco partes, repousada sobre seu espelho-d’água, para simbolizar os laços diplomáticos entre os cinco continentes.
Praça dos Três Poderes
A Praça dos Três Poderes é palco de importantes decisões nacionais, além de ser uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Os monumentos e edifícios da Praça impressionam por sua beleza e forte simbologia, como a escultura “Os Dois Guerreiros”, de Bruno Giorgi, em homenagem aos bravos candangos que construíram Brasília.
Os Três Poderes que dão nome à Praça são o Executivo (Palácio do Planalto), o Legislativo (Congresso Nacional) e o Judiciário (Supremo Tribunal Federal). Também fazem parte desse complexo cultural o Museu Histórico de Brasília, o Panteão da Pátria e da Liberdade, o Pavilhão Nacional, a Casa de Chá, o Pombal e o Espaço Lúcio Costa, que exibe em seu saguão uma impressionante maquete de Brasília.
Ponte Juscelino Kubitschek
A Ponte Juscelino Kubitschek, ou Ponte JK, é um dos mais impressionantes monumentos de Brasília. Devido à sua qualidade estética e harmonia ambiental, a Ponte JK recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal, que a reconheceu como a ponte mais bonita do mundo naquele ano.
A ponte, projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, foi inaugurada no ano de 2002, e seus arcos assimétricos figuram o movimento de uma pedra quicando sobre o Lago Paranoá. Além de ser um ponto concorrido para a prática de diversos esportes náuticos, sua orla também é conhecida por reunir bares badalados, restaurantes de cozinha regional e internacional, shows de todos os estilos e uma grande variedade de eventos ao ar livre.
Torre de TV Digital
Medindo 170 metros de altura, a Torre de TV Digital foi o último projeto de Oscar Niemeyer para Brasília. Inaugurada em 21 abril de 2012, em celebração ao aniversário da Capital, a impressionante estrutura também é conhecida como “Flor do Cerrado” por seu desenho que lembra uma planta.
Estrategicamente posicionada em uma área de serra, esta construção de beleza ímpar pode ser avistada a partir de vários pontos de Brasília. Além do mirante com vista privilegiada, o monumento também oferece espaço para eventos, feiras e exposições de arte. A torre dispõe ainda de um Centro de Atendimento ao Turista onde o visitante pode conhecer a exposição Brasília Cidade Criativa do Design, uma homenagem ao título outorgado pela UNESCO em 2017.
Existem muitos outros espaços arquitetônicos em Brasília e também nas cidades de todo Distrito Federal. O importante é enfatizar que vale a pena visitar e conhecer cada um desses lugares, pois, assim vocêentende melhor sobre a história deles e ase apaixona ainda mais pela capital, afinal, um lugar com tanta beleza arquitetônica seria perfeito para moradia não acha? Visite nosso portal DF Imóveis e encontre seu lar!
Fonte: Secretaria do Turismo do Distrito Federal