• 1 de março de 2024
  • Last Update 1 de março de 2024

Acessibilidade em casa

Acessibilidade é a qualidade do que é acessível, Esta ligada ao fornecimento de condições que possibilitem utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços. 

Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, pensar sobre acessibilidade não é exclusivo para pessoas com deficiência, É uma pauta também de gerações. Acessibilidade fala sobre Cadeirantes,  deficientes visuais,   deficientes auditivos, gestantes e idosos. 

Pensar na acessibilidade dentro de casa é pensar em formas de tornar mais fácil a vivência dentro do lar. Existem leis e normas técnicas que direcionam Aplicação de medidas e tecnologias Que podem e devem ser aplicadas nos projetos a fim de garantir acessibilidade em casa. Veja abaixo alguns itens que garante acessibilidade para todos.

Corredores, Portas e Pisos

Onde houver a possibilidade a construção passagens e corredores nas proporções mínimas de:

  • 90 cm e altura de 2,10 m para circulação
  • 80 cm e diâmetro de 1,50 m para manobras de cadeiras de rodas em 360º em qualquer ambiente para Vãos de porta de no mínimo
  • 90º de conversão e corredores devem ter 1,20 m de largura.

Já os pisos devem ser nivelados regulares e se necessário apresentar piso tátil. O uso de revestimentos não escorregadio também indicado principalmente para áreas como cozinha, banheiro e área de serviço.

E maçanetas das portas devem ser de fácil acionamento,  em formato de alavanca.

Mobiliários e sanitários

Pensando na  mobilidade e também na segurança é importante o uso de mobiliário com alturas adequadas segundo a necessidade e também Redução de riscos com chamados cantos vivos, superfícies pontiagudos que podem causar cortes e arranhões.

Barras

Vista em Barras de apoio em toda extensão do imóvel,  elas garantem firmeza no caminhar.  Podem ser instaladas nos corredores, banheiros, quartos etc

Automação

Vale também implantar automação em casa,  para portas,  luzes,  telefone (comunicação e informação). E não abrir mão da segurança e facilidade que as novas tecnologias podem proporcionar podem garantir ir à acessibilidade para todos.

Esses foram quatro itens que podem fazer toda a diferença quando falamos que acessibilidade em casa, tornando a vida de quem tem mobilidade reduzida Muito melhor. 

Encontre casas e apartamentos para morar no DF
Buscou, Achou!

Related Articles