CRECI: O que é?

CRECI: O que é?

A sigla CRECI se refere ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Mas o que ele faz? Criado em 1962, ele fiscaliza o trabalho dos profissionais do mercado imobiliário para garantir a seguranças das transações imobiliárias no Brasil. Além disso, o órgão surgiu no mesmo ano do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci). 

O CRECI é válido em todo o país?

No Brasil, todos os estados devem ter o seu próprio CRECI. No total, existem 25 unidades que abrangem todo o país.

E qual a importância do CRECI para os corretores?

Basicamente, todos os corretores devem ter registro no Conselho de sua região. No caso do Distrito Federal, temos o CRECI 8º Região, localizado no Setor de Diversões Sul. A inscrição é muito importante, sem ela, a atividade do corretor é considerada ilegal.

Por isso, é interessante que o consumidor, ao vender, alugar ou comprar um imóvel, esteja ciente da atividade do corretor. No Portal DF Imóveis, por exemplo, apenas corretores e imobiliárias com registro no órgão podem anunciar no portal.

Além de exercer a profissão legalmente, o profissional se beneficia com cursos, palestras, notícias e eventos que o órgão oferece. 

Como conseguir o registro no CRECI?

Você pode dar entrada no Conselho Regional de Corretores de Imóveis após iniciar o Curso Técnico em Transações Imobiliárias. Em entrevista para o DF Imóveis, o corretor Rodrigo Barreto conta sobre o processo e algumas curiosidades do mercado, clique aqui e saiba mais.

Veja a seguir o passo a passo para você ter o registro no CRECI:

  1. Providencie o seu diploma de curso superior de Técnico em Transações Imobiliárias. Você pode dar início assim que estiver matriculado em uma instituição;
  2. Durante o curso, pode ser que você precise fazer um estágio obrigatório. Com isso, você pode fazer a solicitação ao Conselho de um registro de estágio;
  3. Com o diploma em mãos, você pode pedir o registro no CRECI. O pedido pode ser feito pela internet, no site do órgão de sua região.

Depois de conseguir o registro, foque na especialização!

Leonardo Vasconcelos, diretor da imobiliária Aguiar de Vasconcelos, dá um conselho importante para quem é novo no mercado: “Se eu pudesse dar um conselho para qualquer corretor de imóveis que estão se formando agora, saindo com o CRECI, é que invistam cada vez mais em especialização”, e completa, “Engula o maior número de conteúdo que você puder, porque isso vai fazer a diferença não só na vida profissional, mas na vida do cliente também”.

Gostou da dica? Acesse o Portal DF Imóveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *