• 20 de fevereiro de 2024
  • Last Update 20 de fevereiro de 2024

Onde morar em Brasília? Descubra por que a qualidade de vida nas Asas é incomparável

Morar no quadradinho pode ser uma experiência única. São poucas as cidades no mundo planejadas, com tanta área verde e com uma arquitetura tão única como a capital federal. Na hora de escolher onde morar em Brasília, muita gente tem a resposta na ponta da língua: o Plano Piloto. Morar em uma das asas do avião de Lúcio Costa é o objetivo de muita gente, e não por menos. Comércios variados, tranquilidade, arborização e proximidade das principais atrações da cidade tornam as asas sul e norte dois dos bairros mais atrativos da capital. 

Uma Asa não é igual à outra

Para quem chegou agora na cidade, elas podem parecer iguais, mas um bom morador do quadradinho sabe que cada asa tem sua própria personalidade. Na hora de escolher onde morar, é muito importante conhecer bem essas particularidades, além de, é claro, pensar no seu estilo de vida. O lugar perfeito para morar é o match entre a sua personalidade e a do bairro que você escolheu. 

É claro que você não está sonho nessa! A DF Imóveis, a única plataforma de compra e aluguel de imóveis com DF no peito, na alma e até no nome, separou as principais características de cada asa para te ajudar a decidir qual delas é a sua cara. Vamos lá?

As vantagens de morar na Asa Sul 

Dizem que a Asa Sul é o bairro da vanguarda. Brasília começou a ser construída por ali, o que faz com que se encontrem casas e apartamentos mais antigos que na Asa Norte. Ponto negativo? Claro que não! Parte do charme da Asa Sul está nessa história: os apartamentos são mais espaçosos, as árvores são maiores e a quadra modelo, a quadra criada por Lúcio Costa, com paisagismo de Burle Marx e azulejos de Athos Bulcão, fica aqui. Essa asa tem também os restaurantes mais bem recomendados da cidade, assim como ótimas escolas, e várias opções para lazer e entretenimento.

Confira algumas vantagens que tornam o dia a dia na Asa Sul mais prático, fácil e confortável:

  • Transporte: a Asa Sul conta com uma ampla disponibilidade de linhas de ônibus, várias estações de bike rotativa e melhor, tem acesso às linhas do metrô da cidade! Ou seja, você tem fácil acesso seja de carro, bike, transporte público e afins. 
  • Tranquilidade: Morar na Asa Sul é o melhor de dois mundos: a paz e o silêncio de um bairro familiar, perto de tudo que uma cidade grande como Brasília pode oferecer.
  • Áreas verdes: é a região mais arborizada da capital e perfeita para passeios ao ar livre. Um dos destaques é o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o maior da América latina.
  • Entretenimento: Na Asa Sul a agenda cultural não para, você encontra o Teatro da Escola Parque, o Teatro Garagem, o Teatro dos Bancários e o Centro Cultural Caixa. E como já citamos, os melhores restaurantes de Brasília estão aqui, junto com shoppings e a proximidade do Zoológico.
  • Saúde e educação: Quanto à saúde e à educação, os moradores da Asa Sul não têm com o que se preocupar. A região tem várias unidades básicas de saúde, hospitais particulares e públicos, escolas, faculdades e cursos de todos os tipos.

As vantagens de escolher a Asa Norte 

É só você dar uma voltinha pela Asa Norte e entender que seus moradores são completamente diferentes uns dos outros. Ao mesmo tempo que é uma região mais boêmia, da noite, a asa também não deixa de lado a face de uma cidade arborizada, calma e tranquila. A Asa Norte, em comparação com outras regiões administrativas do quadradinho, apresenta vantagens incríveis:

  • Segurança: com policiamento ativo durante o dia e a noite toda, o bairro conta com duas delegacias e um batalhão de bombeiros, a Asa Norte é uma das mais seguras regiões do Distrito Federal.
  • Vida Noturna: Alguém aí é fã de barzinhos? A Asa Norte é conhecida por ter alguns dos melhores bares da cidade, com direito a música, cerveja gelada e muita animação. A comercial da 408, em especial, vai agradar aos boêmios de plantão. 
  • Natureza: o fácil acesso aos parques Olhos D’Água e a Água Mineral, destinos populares para pessoas de toda a cidade, tornam a região ainda mais atrativa e valorizada. O bairro também é coberto de árvores por onde quer que você ande, o que gera ainda mais proximidade.
  • Faculdades: A presença da UnB e do CEUB fazem a Asa Norte perfeita para estudantes que querem morar perto da faculdade. 
  • Saúde: a Asa Norte conta com diversas unidades básicas de saúde e grandes centros de saúde como o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), o Hospital Universitário de Brasília e o Setor Médico Hospitalar Norte.

Imóveis para comprar na Asa Sul e Asa Norte: faça um bom negócio ao investir nas regiões mais valorizadas da cidade

Comprar um imóvel em Brasília pode ser um grande desafio, mas também uma ótima oportunidade de investimento. A capital tem um bom histórico de valorização dos imóveis dessas regiões, conhecidas por sua infraestrutura completa, comércio variado e qualidade de vida incomparável.

É importante também contar com a ajuda de profissionais experientes no ramo imobiliário que conhecem bem a localidade. Eles podem ajudar você a encontrar o imóvel ideal para suas necessidades e orçamento, além de orientar sobre questões legais e burocráticas envolvidas na compra. Com essas informações em mãos, você estará mais preparado para fazer um bom negócio e investir sem medo na Asa Sul ou na Asa Norte.

Além disso, é importante entender quais são as necessidades da sua família, como quantidade de quartos, demandas que precisam ser supridas pelo condomínio, garagem e muitos outros para escolher não só a melhor localidade, mas também o melhor imóvel. 

E você já sabe, não é? Encontrar os melhores imóveis seja na Asa Sul, Norte ou onde você quiser no quadradinho, é na DFI!

Related Articles