• 15 de abril de 2024
  • Last Update 15 de abril de 2024

Surpreenda-se com a natureza de Brasília

Brasília destaca-se pela excelente qualidade de vida que oferece aos seus moradores. A cidade é rica em parques e apresenta um dos mais altos índices de área verde por habitante do país.

Então, aproveite para contemplar a beleza do cerrado, as cachoeiras, os parques, o nascer e o pôr do sol, as árvores nativas do cerrado, os ipês, os flamboyants e os projetos paisagísticos presentes em toda a cidade. 

E, claro, contemplo o céu de Brasília, que já serviu de inspiração para poesia, música, pintura e fotografia. Em visita à cidade, aproveite para contemplar:

  • Os projetos paisagísticos existentes no Eixo Rodoviário, nas superquadras e nos espaços públicos do Plano Piloto. 
  • A paisagem produzida pelas árvores nativas do cerrado, que, em perfeita harmonia com outras espécies originárias do Sul e do Sudeste, dão um colorido especial às ruas de Brasília. Os ipês roxos e amarelos e os flamboyants merecem um destaque especial pela beleza e exuberância
  • O nascer e o pôr do sol, que dão um show à parte. Em diversos pontos da cidade, existem mirantes privilegiados destinados ao registro em fotos desse espetáculo.
  • A beleza da fauna e da flora do cerrado, objeto de pesquisa e estudo de cientistas das mais diversas áreas, que abrange 85% do Distrito Federal, onde é possível:
  1. Encontrar espécies variadas de orquídeas: estima-se que, de 490 espécies existentes, 245 podem ser vistas por aqui. 
  2. Praticar atividades de ecoturismo, tais como observação de ave, caminhadas por trilhas, cavalgadas, cicloturismo, estudos do meio ambiente, entre outras. 
  1. Experimentar frutos nativos do cerrado, nutritivos e ricos em vitaminas e sais minerais, que podem ser colhidos durante as atividades turísticas ou degustados em sorvetes, tais como araticum, cagaita, perinha, macaúba, pequi, entre outros. Abaixo, araticum e macaúba, respectivamente. 

E aí, pronto para desbravar a natureza do cerrado brasiliense?! 

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *