15 termos do mercado imobiliário para você conhecer

15 termos do mercado imobiliário para você conhecer

Agosto é o mês do corretor de imóveis e, desta vez, o Portal DF Imóveis traz alguns termos do “Dicionário Imobiliário” para você conhecer. Desde termos técnicos a dialetos, o mercado imobiliário possui diversas palavras desconhecidas por muitas pessoas. 

Dessa forma, selecionamos 15 vocábulos dicionário do mercado para você conhecer e saber o significado. Veja a seguir!

Acessão imobiliária:

Acréscimo a um bem imóvel resultante de um acontecimento natural ou de uma obra humana. 

Agente fiduciário:

Criado pela lei n.º 6.404/76 (a “Lei das S/A”), é qualquer empresa credenciada pelo Banco Central para possibilitar a execução extrajudicial de empréstimos hipotecários vinculados ao SFH.

Ágio:

Diferença, a mais, entre o valor pago e o valor nominal. O adicional é cobrado sobre um preço tabelado, quando a procura supera a oferta; Comissão paga ou recebida por banqueiro ou agente de câmbio pela troca de moeda estrangeira; Taxa de juros cobrada em empréstimos feitos por bancos ou por particulares; Além do mais, é uma comissão cobrada pela transferência de financiamento.

Alienação fiduciária:

Transferência de um bem móvel ou imóvel do devedor para o credor, em garantia do pagamento da dívida. O devedor possui a posse do bem, após a quitação da dívida, o comprador obtém a propriedade definitiva do bem.

Amortização:

Pagamento periódico realizado para abater uma dívida. Nos financiamentos em geral, a amortização é feita por uma das parcelas que compõem as prestações.

Arras:

Sinal em dinheiro, ou outro tipo de pagamento, que uma das partes contratantes dá à outra parte para firmar um contrato.

Bear Market:

Jargão americano indicador de pessimismo, para mercados em baixa.

Benchmark:

Índice usado na comparação da lucratividade entre investimentos, produtos, serviços e taxas.

Correção monetária:

Atualização do valor da moeda e seu poder de compra, com base em índice de inflação apurado no período. A correção monetária tenta compensar os impactos da inflação.

Credor:

Aquele a quem deve ser feito o pagamento de uma dívida, por lhe pertencer o crédito. 

Distrato:

Dissolução ou rescisão de um contrato que, no caso do crédito à habitação, se refere à rescisão da hipoteca por extinção da dívida.

JK:

Apartamento com duas peças. Uma abrange quarto, sala e cozinha, e a outra peça é o banheiro. 

Mora:

Demora na execução de uma obrigação. Por exemplo, aquele que não realiza um pagamento na data determinada e, ainda, quem se recusa a receber um pagamento na forma e prazo estipulados. 

Permilagem:

Proporção de cada fração autônoma em relação ao valor ou área de um imóvel.

Zangão:

Jargão do mercado para corretor que opera com títulos e ações, sem ser credenciado.

Referência: 

  • Relatório Kuser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *