Brasília possui bairros?

Brasília possui bairros?

Nem municípios, bairros ou cidades-satélite. Brasília possui uma organização singular dos seus territórios.

Quando se trata da divisão territorial, o Brasil possui 26 estados e o Distrito Federal. Essa denominação indica que o DF é uma entidade federativa com um sistema diferente das demais. Para quem não conhece Brasília, desconhece a característica que o Distrito Federal é formado por Regiões Administrativas.  

Brasília é regida por uma Lei Orgânica, parecida com a de municípios, mas, com independência maior. A capital, como um todo, é administrada por um governador igual a outros estados, entretanto, as regiões administrativas não possuem autoridade própria internamente. Assim, elas são comandadas por gestores subordinados ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Em 1998, um decreto proibiu o uso da expressão “cidades-satélite” em documentos oficiais, por ser considerado um termo pejorativo. Com o passar dos anos, essa denominação também deixou de ser usada pela população.

Endereçamento

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera Brasília como um município, e as 31 RAs como setores habitacionais, com exceção do Plano Piloto.

Leia também: Qual a população do Distrito Federal?

Com tantas dúvidas da população, os Correios publicaram um comunicado ensinando os brasilienses a preencherem endereços, cartas e formulários.

Dessa forma, foi explicado que cada região administrativa seria vista como um bairro. Já no campo “Cidade”, deve-se escrever sempre Brasília. Enquanto isso, o Distrito Federal fica no espaço reservado ao estado, ou unidade federativa.

Contudo, caso a região administrativa tenha uma divisão interna, essa será considerada como o bairro e deve ser seguido pelo nome da RA, entre parênteses (como no caso de Sobradinho 1 e 2, por exemplo).

Essas medidas foram tomadas para evitar erros no endereçamento de correspondências e formulários. Inclusive, a empresa alerta que o mais importante é ter o CEP correto, para prevenir transtornos futuros.

Entenda mais sobre Brasília. Aprenda com quem sabe e vive aqui. Acesse o nosso Portal DF Imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *