• 21 de fevereiro de 2024
  • Last Update 20 de fevereiro de 2024

Prevenção. Quais Itens Tornam seu Imóvel mais Seguro Contra Incêndios?

Por definição:  Incêndio é todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastras e de destruir. A prevenção de incêndios é fator de importância coletiva e individual, deve ser pensado, planejado e executado por profissionais qualificados e moradores.

Antes de falarmos de equipamentos que torna um imóvel mais seguro. Vamos falar sobre Cuidados básicos que podem ser feitos por que mora em um imóvel.

1 – Instalações Elétricas

A falta de manutenção, dimensionamento e a presença das conhecidas gambiarras, podem estar colocando em risco você que as pessoas que moram no seu imóvel agora mesmo. O sistema elétrico vai desde o disjuntor geral até as tomadas,  todo ele deve ser muito bem feito pensando também nas necessidades de instalação. 

Sinais de atenção: Sobre aquecimento de eletrodomésticos e Constantes prejuízos com eletrodomésticos queimados

2 – Ar condicionado

Manutenção nesses equipamentos deve ser periódica e contar com a visão de um profissional manter higienizado e com a Parte elétrica em dia,  evitaram princípio de incêndio.

Apartamento que pegou fogo na Asa Norte, em Brasília, nesta segunda-feira (15), ficou totalmente destruído. É possível ver como as chamas queimaram a sala completamente, deixando fuligem e cinzas espalhadas pelo local.

3 – Cozinha

A manutenção de componentes do botijão de gás, uso com ambiente sempre arejado ou locação em área externa. Líquidos inflamáveis devem ser manuseados com todo o cuidado  e deve ser de conhecimento comum os  procedimentos em caso fogo Em panelas que contenham líquidos inflamáveis.

Visto esses 3 pontos,
quais itens tornam o seu imóvel mais seguro contra incêndios?

Se você mora em um condomínio de apartamentos é Essencial chamado projeto de proteção contra incêndio Ele Fornece diretrizes em caso de incêndio e de menciona equipamentos de proteção coletiva  que devem estar na edificação para proteção das pessoas.

Sobre os equipamentos de proteção coletiva (EPCs) Segue uma lista de itens que garantem maior segurança na proteção contra incêndios. 

  •  Extintores de incêndio 
  • Hidrantes pressurizados 
  • Detecção de fumaça 
  • Sprinklers
  • Rota de fuga 
  • GLP encanado
  • Alarme (central de alarme)

Manutenções periódicas alinhados ao uso de equipamentos de proteção coletiva e plano de proteção contra incêndios não é uma opção. É uma obrigatoriedade para prevenção de incêndios em apartamentos principalmente. Os demais itens podem ser aplicados em casa e Imóveis comerciais.  Seguindo sempre as normas  e diretrizes aplicáveis.

Related Articles