Passo a passo: como fazer compostagem

Passo a passo: como fazer compostagem

A dica de hoje é para quem ama cuidar de plantas ou hortas. Seja em casa ou apartamento, há diversas formas de manter seu jardim. E, para isso, é importante saber como cuidar e mantê-lo saudável.

Com isso, o Portal DF Imóveis apresenta, com 8 passos, como você pode fazer a compostagem em casa. O adubo caseiro não possui químicos e é rico em nutrientes, além de aproveitar o lixo orgânico caseiro.

Confira os 8 passos para fazer sua compostagem:

Materiais

Você vai precisar de:

  • Resíduos vegetais: restos de grama cortada, folhas, ervas e ramagens mortas. Esses materiais devem estar secos.
  • Resíduos alimentares: cascas e caroços de frutas, restos de legumes e verduras não temperados, casca de ovo, borra de café e iogurte.

Atenção!

-Não use restos de comida já temperados ou alimentos industrializados;

– Evite frutas muito ácidas;

– Evite material orgânico que não seja vegetal.


Ferramentas

  • Composteira;
  • Triturador;
  • Regador;
  • Luvas;
  • Pá quadrada;
  • Forcado;
  • Óculos de proteção (opcional).

Antes de começar

Defina onde vai ficar a composteira. Escolha um espaço que fique debaixo de uma sombra, protegido de ventos fortes e onde a água da chuva possa escorrer adequadamente.

Separe os materiais que irão na composteira. Separe um recipiente com tampa para você guardar o lixo orgânico. Em seguida, separe todo o material e deixe secar.


Mãos à obra!

  1. Triture as ervas, folhas mortas e ramagens que foram separadas. Para isso, você vai precisar de um triturador, que vai diminuir o volume do material em até 40%.
  2. Coloque a 1º camada seca. Forre o fundo da composteira com uma camada com cerca de 10 a 15 cm de folhas, galhos ou palhas. Por fim, regue para deixar a camada umedecida.
  3. Acrescente o material orgânico com aproximadamente de 10 a 15 cm, para deixar a quantidade de material seco e os restos de alimentos equilibradas. Umedeça com um regador.
  4. Coloque terra. Mais ou menos uma camada sem compactá-la e regue para umedecer.
  5. Alterne as camadas. Primeiro uma de material orgânico, depois com terra, cada uma com aproximadamente de 10 a 15 cm. Por fim, regue as camadas.
  6. Finalize as camadas. Use terra na última camada para cobrir todo o material orgânico abaixo. A camada deve terminar com 10 a 15 cm antes da tampa da composteira. Deixe o recipiente tampado para não atrair insetos.
  7. Regue e mexa de 3 em 3 semanas. Depois de regar, revire o composto com um forcado para arejá-lo, reduzir o volume e acelerar a decomposição. O material terá alta temperatura e você verá “bichinhos” nele.
  8. Utilize o composto. Depois de 3 a 4 meses, o material fica marrom escuro. Assim, ele está pronto para o uso quando o mau cheiro terminar e tiver “cheiro de terra”, com aparência homogênea e temperatura ambiente.

Por fim, misture-o à terra das plantas ou da sua horta. Pronto!

Gostou da dica? Acesse o nosso portal e encontre seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *