• 1 de março de 2024
  • Last Update 1 de março de 2024

Conheça a Praça dos Três Poderes

No final da Esplanada, atrás do Congresso Nacional, fica a Praça dos Três Poderes. Ela é um marco na nossa cidade, um ponto turístico muito visitado e um centro de visitação para estudantes. Que tal aprender um pouco mais sobre esse lugar que faz parte da história brasiliense?

O que é?

A Praça dos Três Poderes é a sede dos três poderes do Estado:

  • Poder Executivo: o Palácio do Planalto
  • Poder Judiciário: o Supremo Tribunal Federal (STF)
  • Poder Legislativo: o Congresso Nacional

História

A Praça e seu significado político vem da crença baseada em Montesquieu sobre a separação dos poderes do estado. Esses poderes são destinados a executar as resoluções públicas (executivo), produzir as leis (legislativo) e julgar os cidadãos (judiciário).

As obras que cercam a Praça e seus edifícios foram projetados por Oscar Niemeyer e idealizados por Lúcio Costa, trazendo uma essência da República.

A obra na frente da Praça se chama “Os Guerreiros”, e também conhecida como Os Candangos. Foi esculpida por Bruno Giorgi, em 1959, em homenagem os trabalhadores que construíram a capital.

Niemeyer e Costa mantiveram os edifícios posicionados em pontos de vértices de um triângulo equilátero.

A praça dos Três Poderes é um símbolo na cidade, sendo observada por todo o mundo. Quando fizer um passeio por Brasília, que tal parar para admirar a beleza do lugar? Na DFimoveis.com você também encontra prédios comerciais com vista para a Praça dos Três Poderes, para a Catedral e muito mais! Acesse nosso Portal e confira.

Related Articles