• 25 de maio de 2022
  • Last Update 24 de maio de 2022

Lugares para visitar em Brasília: Rotas da Paz

Brasília, por ser uma cidade com diversas regionalidades reunidas também é composta por variáveis religiões e crenças em seus muitos âmbitos. Hoje preparamos para vocês outra matéria especial sobre as Rotas de Paz existentes na capital, que englobam desde a tão conhecida Catedral de Brasília até outras arquiteturas pouco conhecidas até mesmo por quem é morador da cidade.

Templo da Legião da Boa Vontade (LBV)

Foto por: João Periotto

O Templo da LBV é um dos monumentos mais visitados de Brasília. Esse espaço ecumênico foi inaugurado em 1989 e desde então acolhe visitantes de todo o mundo, independentemente de suas crenças ou descrenças religiosas. Sua nave principal é formada por uma pirâmide de 7 faces que exibe em seu topo o Cristal Sagrado, considerado a maior peça de cristal puro do mundo.

Ao adentrar o templo, o visitante caminha por uma uma trilha em espiral que representa o início de uma nova jornada, com límpidos valores espirituais. Outras atrações imperdíveis do Templo são a sala egípcia, a galeria de arte, a sala de estudos e o memorial Alziro Zarur. No espaço ecumênico são celebradas missas e cultos abertos ao público.

Templo Shin Budista Terra Pura

Foto por: tripadvisor

Consolidado em 1973, o Templo Shin Budista Terra Pura é um espaço que foi dedicado ao Budismo, à meditação e à promoção da cultura nipônica na Capital Federal. Seu projeto arquitetônico, adornado com elementos tipicamente japoneses, se destaca em meio ao modernismo do Plano Piloto. Em 2014, por meio do esforço coletivo da própria comunidade, foi reconhecido como Patrimônio Histórico do Distrito Federal. O templo proporciona gratuitamente visitação guiada e sessões de meditação, além de cursos pagos como artes marciais e aulas de língua japonesa. Seu evento mais popular é a celebração do Obon (ou Urabon), mais conhecido como a Quermesse do Templo Budista. Esta festa multicultural, realizada sempre aos sábados e domingos do mês de agosto, reúne em torno de 50 mil pessoas por edição.

Igreja Nossa Senhora de Fátima

igreja-nossa-senhora-de-fátima
Foto por: ipatrimonio

Comumente conhecida como Igrejinha, a Igreja Nossa Senhora de Fátima foi projetada por Oscar Niemeyer em 1958, e seu inusitado formato foi inspirado em um chapéu de freira. A fachada da Igrejinha exibe a mais conhecida obra de Athos Bulcão, o painel de azulejos que simboliza a pomba do Espírito Santo descendo à Terra e a Estrela da Natividade. O interior do templo é revestido por ilustrações do renomado artista plástico local Francisco Galeno. Devido à sua importância histórica e arquitetônica, a Igrejinha foi tombada em 2007 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A igreja fica localizada entre as quadras 307/308 sul.

Santuário Dom Bosco

Foto por: Luiz Soares 

O Santuário Dom Bosco é uma das mais impressionantes obras de arte-arquitetura de Brasília. Projetado pelo arquiteto Carlos Alberto Naves e inaugurado em 1970, em homenagem ao padroeiro de Brasília, a construção consegue nos surpreender pela beleza imponente de suas colunas góticas e seus vitrais, que representam o céu estrelado. No centro da nave está instalado um lustre de cristal murano com 435 lâmpadas, que simboliza Jesus – a luz do mundo. 

Entre as obras de arte de inestimado valor artístico do Santuário, destacam-se as 12 portas de ferro com relevo esculpido em bronze, a pia batismal e as imagens sacras instaladas no altar. O passeio é uma das experiências mais extasiantes e imperdíveis da Capital Federal.

A igreja foi eleita uma das sete maravilhas de Brasília em 2008 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona. Com esse, título o Santuário foi incluído pelo Governo do Distrito Federal na rota turística de Brasília. 

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Brasília é um audacioso e exuberante projeto de Oscar Niemeyer. Seu desenho representa mãos em prece voltadas para o céu. O edifício de formato singular foi inaugurado no ano de 1970 e está localizado na Esplanada dos Ministérios. Seus 16 pilares de concreto têm o formato de bumerangues, um marco na arquitetura moderna. Seus vitrais, assinados pela artista plástica Marianne Peretti, dão um tom celestial à Catedral, que também exibe 3 grandes anjos de metal que parecem flutuar pelo céu da nave. Na entrada da Catedral há 4 grandes esculturas conhecidas como Os Quatro Evangelistas. As esculturas e os anjos da Catedral são assinados pelos renomados artistas plásticos Alfredo Ceschiatti e Dante Croce.

E aí? Gostou de conhecer algumas das rotas da paz da capital federal? Confira a seguir a lolização e outras informações de cada uma delas para caso você queria visitar, afinal, após saber um pouco da história de cada uma, nada melhor que conhecê-las de perto não é mesmo?

  • Templo da Legião da Boa Vontade

Complexo religioso moderno com uma pirâmide de sete lados com piso em espiral e um cristal enorme no topo.

Endereço: SGAS I – Brasília, DF, 70390-150 Horas: Aberto 24 horas Telefone(61) 3114-1070

  • Templo Shin Budista Terra Pura

O Templo Shin Budista Terra Pura é um templo budista inaugurado em 1973 em Brasília, e tombado em 2014 como Patrimônio Histórico da capital. 

Endereço: Área Especial 315/316 Lote 5, Brasília – DF, 70384-400 Telefone(61) 3245-2469

  • Igreja Nossa Senhora de Fátima

A Igreja Nossa Senhora de Fátima, também conhecida como Igrejinha da 307/308 Sul, foi o primeiro templo católico em alvenaria a ser erguido em Brasília, inaugurado em 28 de junho de 1958. 

Endereço: Asa Sul EQS 307/308 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-100 Telefone(61) 3242-0149

  • Santuário Dom Bosco

O Santuário Dom Bosco, também chamado pelo nome oficial, Santuário São João Bosco, é uma igreja católica de Brasília, dedicada ao segundo padroeiro da cidade, São João Bosco, o Dom Bosco, que teria profetizado a existência da capital brasileira no século XIX durante um sonho. 

Endereço: Quadra 702 Sul Bloco B, SHCS, Brasília – DF Telefone(61) 3223-6542

  • Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana – Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é um templo católico brasileiro, na qual se encontra a cátedra da Arquidiocese de Brasília, localizada na capital federal, ao sul da S1, no Eixo Monumental, região da Esplanada dos Ministérios. 

Endereço: Esplanada dos Ministérios lote 12 – Brasília, DF, 70050-000 Horas: Fecha às 18:00 Telefone(61) 3224-4073

Fonte: Secretaria do Turismo do DF

Related Articles