• 26 de março de 2024
  • Last Update 25 de março de 2024

Webinar – Crédito Imobiliário

Financiamentos e Créditos Imobiliários, Taxas Especiais, Condições, Correspondentes Bancários e Diferenciais Únicos.

Participantes do Webinar – crédito imobiliário

O Webinar  produzido pela DFimoveis.com sobre crédito imobiliário ocorreu na manhã do dia 23 de junho com transmissão ao vivo. O debate contou com a presença da gerente do segmento imobiliário do BRB, Rejane Fernandes e do CMO-DFimoveis, Marcelo Ramos. Com intuito de tirar dúvidas e esclarecer as novidades sobre créditos imobiliários e financiamentos do Banco de Brasília, o webinar foi bem dinâmico e interativo. 

Rejane fernandes apresentou o que de novidade “vem por ai” no BRB para o segmento, são elas: financiamento imobiliários corrigidos pelo IPCA; contratação de novos parceiros para atuação como correspondentes imobiliários; ampliação da atuação fora do DF e consolidação do banco como 1° lugar em contratação no DF.

Pré requisitos para a campanha de financiamento atual do BRB:

  • Deve ter o aplicativo do banco ativo;
  • Tenha o pagamento no BRB;
  • Um cartão de crédito ativo.

Diferença entre Taxa Nominal e CET

A Taxa Nominal é a Taxa do mercado. “Enquanto o CET (Custo Efetivo Total), inclui os custos que ele vai ter da operação, que no caso é o seguro da operação. O MIP (Seguro de Morte e Invalidez Permanente)  juntamente com o DFI, que é o seguro do imóvel, são obrigatórios. Dependendo do que for, esse CET pode ter uma alteração. Para isso o BRB propôs, quando for olhar o site, pesquisar nas três seguradoras disponíveis. Quanto menor o seguro, menos diferença você vai ter na CET”, explica Rejane Fernandes. 

Correspondentes imobiliários 

O BRB está abrindo com corretores de imóveis, uma parceria para correspondentes imobiliários do banco. Este profissional será responsável por realizar a intermediação entre as instituições financeiras e clientes interessados no financiamento de imóveis. O banco pretende disponibilizar uma plataforma própria para estes correspondentes imobiliários.

Para participar basta entrar em contato com o BRB e se informar sobre o que é necessário. Durante o webinar, Rejane Fernandes disponibilizou alguns contatos, inclusive o seu pessoal, confira no vídeo. 

Financiamentos

O BRB está oferecendo um percentual de financiamento de até 90%, com prazo de até 35 anos e financiamento de custas cartorárias e ITBI (Imposto sobre a transmissão de bens imóveis). “Em suma, o financiamento para imóveis comerciais também são realizados pelo BRB, mas ele tem um percentual menor de 70% e um prazo menor. Financia também lotes no Jardim Botânico e Vicente Píres que estão em fase de regularização”, aponta Rejane.

Imóveis em fase de regularização: na aquisição de lotes em situação de regularização estão oferecendo até 100% de financiamento, prazo de até 20 anos e financiamento de custas cartorárias e ITBI.

Imóveis já regularizados: o financiamento é de até 70% com prazo de até 20 anos.

O financiamento também pode ser feito se o terreno estiver regularizado, mas não tiver habite-se. “Ele não vai ser um financiamento imobiliário, vai ser um financiamento de lote”, diz Rejane. 

O financiamento da obra facilita o cliente financiar no mesmo banco a compra do imóvel? 

Rejane Fernandes: O fato de a construtora já ter realizado o financiamento da obra com o BRB, facilita o cliente de também comprar o imóvel financiado pelo BRB. Afinal, neste caso, eles já terão toda a documentação do imóvel e do vendedor, o que agiliza o processo, além de aumentar o percentual de financiamento para 90%. 

IPCA x TR

A TR significa Taxa Referencial e foi criada para servir de referência aos juros nacionais, controlando, assim, a inflação brasileira. Por conta disso, é utilizada como fator de correção monetária em investimentos, FGTS e financiamentos. Deste modo, permite um planejamento financeiro mais assertivo, uma vez que seu valor costuma se manter sem mudanças bruscas.

O IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Desta forma, é o índice de inflação oficial do Brasil, medido todo mês pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por estar ligado à Taxa Selic, o IPCA é utilizado para reajustes de investimentos e financiamentos.  Sendo assim, é muito indicado para quem deseja financiar um imóvel no momento em que a inflação do país se mantém baixa.

Rejane Fernandes conta que, “o IPCA é baseado na inflação, é um índice muito volátil. Com isso, deve ser analisado qual o prazo do financiamento. O da TR deixa mais confortável a longo prazo.”

Processos do BRB na pandemia

O Banco disponibilizou a pausa de até 90 dias para pagamentos. Logo, possibilitou a contratação do mercado imobiliário, somente com o uso de ônus e certidão do registro online, que é enviada por e-mail. Assim, os cartórios disponibilizam o selo no meio digital e eles conseguem fazer todo o trâmite, validar e liberar o recurso. 

“A ideia posterior é que seja o processo todo online, onde o cliente envia toda a documentação digitalizada, para que não tenha essa necessidade de comparecer à agência para realizarmos a contratação”, fala Rejane. 

Projetos futuros do BRB

Rejane fala que o BRB está com um projeto para financiar a construção de casas em obra regular. “O financiamento do Lote em si, eles também realizam, o percentual neste caso, é no de mercado, de 80%. Já para quem quer comprar o imóvel já pronto o percentual de financiamento é no valor de 90%.”

Na previsão do Banco, está também a possibilidade do financiamento de imóveis ainda na planta. Deste modo, vão oferecer tanto recurso para a construção do imóvel, quanto esse financiamento na planta. “Queremos acompanhar esse cliente desde a origem”, aponta Rejane.

Rejane diz que no próximo semestre, também será possível fazer o acompanhamento do financiamento através do aplicativo do banco, mas atualmente esse cliente pode ligar para o gerente e perguntar.

Leia também: Webinar – Imóveis Maiores

Assista na íntegra:

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *