O que é permuta de imóveis e como funciona?

O que é permuta de imóveis e como funciona?

A permuta de imóveis é uma negociação entre duas partes interessadas em realizar a troca dos seus bens com valor equivalente em um imóvel.  Esta, é uma modalidade que pode ser aplicada a qualquer tipo de imóvel, seja ele casa, apartamento ou até mesmo terreno. 

Para essa prática não é exigido que o pagamento seja feito em dinheiro. Ainda assim, é possível que seja feita a complementação dos valores, caso o bem a ser trocado tenha valor inferior ao pedido no imóvel.

Esse modelo traz uma facilidade para quem quer se mudar, mas não dispõe de reservas financeiras. Outro ponto é que o seu contrato é muito mais simples que um contrato de compra e venda de imóveis.

Uma das vantagens desse tipo de negociação é a isenção do tributo de Imposto de Renda, visto que o mesmo se aplica apenas em caso de complementação do valor em dinheiro.

Acontece que a Receita Federal vê o imóvel como o mesmo declarado pelo antigo dono, tornando desnecessário o pagamento do tributo. Nos casos de quando o cliente complementa verba, o Imposto deverá ser pago por quem recebeu o valor, que será proporcional.

Contrato para permuta de imóveis

Embora seja simples, é essencial que você tenha a garantia de um contrato assinado entre as partes que vão realizar a permuta de imóveis. Lembre-se de que o documento é a forma de você se proteger legalmente e evitar problemas no decorrer e posteriormente a negociação.

Para fazer tudo corretamente, recorra a uma escritura pública registrada em cartório. Ela deve conter todos os detalhes da permuta de imóvel, como valor, endereço, dados completos das partes, endereço do imóvel e tributos dos bens. A escritura custa entre 4% e 6% do valor total do bem.

Nesta negociação é muito importante que você saiba quanto vale o bem que você está ofertando para troca. Para isso, você pode chamar um corretor ou imobiliária para analisar os valores de acordo com a estrutura da casa/apartamento, região onde está localizado, conservação, entre outros.

Dessa forma, você terá noção de até quanto poderá investir, caso precisa complementar, ou até mesmo o patamar do imóvel que conseguirá na permuta.

DFimoveis.com busque agora pelo seu LAR!

Leia também: Documentações necessárias para financiar um imóvel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *