• 17 de junho de 2024
  • Last Update 17 de junho de 2024

DF vai ganhar duas novas RAs

Água Quente e Arapoanga são as novas aquisições no avanço da capital

Foram aprovados na Câmara Legislativa no último mês de 2022 dois projetos para regulamentação de duas novas Regiões Administrativas: Água Quente, que fica próximo ao Recanto das Emas e Arapoanga, que vai se desmembrar de Planaltina.

Água Quente

Água Quente ainda é uma RA iniciante, com pouca infraestrutura. Tem uma área de 578,874 hectares e população estimada em 30 mil habitantes, ficando próxima à cidade de Santo Antônio do Descoberto (GO). Dentro da área estão as regiões habitacionais: Dom Francisco, São Francisco, Dom Pedro, Guarapari, Galiléia, Nova Betânia I e II, Salomão Elias e Buritis.

Ainda não existem redes de esgoto implantadas no local, mas os mapas de redes de águas já estão sendo feitos para a região.

Reprodução: Diário Oficial

Arapoanga

Reprodução: Jornal de Brasília

O Arapoanga se desenvolveu às abas de Planaltina, e com o desmembramento vai se sair muito bem. A Administração Regional de Planaltina pretende ceder uma parte do acervo patrimonial e dar todo o apoio necessário. O território vai da Área de Proteção Ambiental do Rio São Bartolomeu até a cidade de Planaltina, passando também pelo Setor Habitacional Aprodarmas, pelo Núcleo Rural Atoleiro e pelas áreas isoladas Mestre D’Armas e pelo ribeirão Mestre D’Armas.

Arapoanga possui cerca de 100.000 habitantes, tem sistemas públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além de 14 km de rede de distribuição de água e 13 km de redes coletoras de esgotos.

Os projetos dependem da sanção do governador Ibaneis Rocha. Apesar dos votos no plenário terem sido unânimes, alguns deputados da oposição abordaram o tema implantação de infraestrutura básica e facilitar o acesso a serviços públicos.

Related Articles