• 16 de abril de 2024
  • Last Update 15 de abril de 2024

Proposta de redução do ITBI aprovada de 3% para 1% pelo GDF

imposto

O Governo do Distrito Federal aprovou hoje (25/11), uma proposta de redução do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) discutida durante o evento Correia Talks, promovido pelo jornal Correio Braziliense. A proposta, debatida durante o encontro, prevê a redução de 3% do valor pago para 1% durante o período de 90 dias com o intuito de apoiar o setor produtivo da capital.

De acordo com a Agência Brasília, o secretário de Economia, André Clemente, afirmou que:

“Nosso governo tem trabalhado, desde 2019, pela criação de um ambiente fiscal competitivo, de desenvolvimento e de investimentos para o DF”, lembrou. “É muito importante criar um ambiente econômico favorável e melhorar o gasto público”, afirmou o secretário. “Assim a economia se mantém competitiva e aquecida”

O que é o ITBI?

Se trata de um tributo municipal que é cobrado por cada prefeitura de cada município. Deve ser paga quando um imóvel é adquirido. Por isso, é importante enfatizar que este é um tributo imprescindível para a concretização do processo de compra e venda (tendo em vista que a documentação só é liberada após seu pagamento).

Por que eu devo pagar essa taxa?

O pagamento desse imposto é importante porque é ele quem vai regularizar o imóvel e registrá-lo oficialmente, possibilitando assim a garantia de alguns direitos como: acesso aos serviços básicos, como asfaltamento das ruas, coleta de lixo, instalação e abastecimento de água e luz, entre outros.

Aqui em nosso blog já trouxemos uma matéria completa (como é calculado, vídeos inormativos, entre outros) sobre o ITBI , para conferir mais informações acerca desse tributo acesse aqui.

.

Buscou, achou. Encontre os melhores imóveis para Comprar ou Alugar no Portal DFimoveis.com

Related Articles