• 23 de abril de 2024
  • Last Update 22 de abril de 2024

Guará: uma história de evolução urbana e mudança social

O Guará tem sido palco de uma notável mudança, com oportunidades apresentadas pelo crescimento econômico e demográfico.

Esta trajetória é marcada por avanços significativos nos setores imobiliário, comercial e de infraestrutura, proporcionando ao Guará uma qualidade de vida invejável dentro do contexto do Distrito Federal.


Imagem Emplavi

Um legado de união e determinação

A fundação do Guará remonta aos primórdios da construção de Brasília, iniciada por uma vila de trabalhadores engajados em um esforço comunitário. A escolha do nome “Guará”, inspirado tanto pela fauna quanto pela flora local, simboliza a coragem e a resiliência desses pioneiros. 

O desenvolvimento inicial, sob o comando da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), destacou-se pelo seu caráter inclusivo, abrangendo desde trabalhadores do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) até funcionários públicos, todos unidos pelo sonho comum de construir suas moradias e, por extensão, suas vidas.

Leia também: DF alcança recorde de vendas de imóveis em 13 anos: R$ 3,6 bilhões

Segundo dados da PDAD 2021, a RA ocupa uma área de 2.522,34 hectares e tem o abastecimento de água realizado pelo Reservatório do Descoberto. O Hospital Regional do Guará – HRGu é o hospital público de referência da RA e está localizado na QI 6, lote C, da Área Especial.

Crescimento e expansão: um novo capítulo se desenrola

A partir de 2010, o Guará testemunhou um boom imobiliário sem precedentes, transformando-se num atrativo para investimentos de grande porte. A chegada de novos moradores e o fortalecimento dos setores de comércio e serviços impulsionaram a economia local, refletindo-se em um salto qualitativo na infraestrutura urbana e na oferta de bens e serviços. 

Condomínios residenciais de alto padrão, áreas comerciais diversificadas e o desenvolvimento de novas áreas residenciais, como a “Expansão do Guará”, são testemunhos dessa fase de crescimento acelerado.

Infraestrutura habitacional avançada

A arquitetura inovadora e as facilidades habitacionais são marcas registradas desta região administrativa, predominada por residências unifamiliares. No entanto, também é possível encontrar apartamentos contemporâneos. 

A área é enriquecida por diversos projetos imobiliários focados no conforto e na segurança dos moradores, oferecendo uma variedade de opções para aqueles que desejam encontrar um excelente lugar para viver.

Acessibilidade e facilidade de locomoção

No Guará, a mobilidade é destacada tanto pelas vias internas quanto pelo acesso facilitado a outras áreas do Distrito Federal, especialmente por meio das Estações Guará e Feira. Estas estações garantem um deslocamento eficiente através das estradas EPTG e EPGU, ligando regiões importantes. 

Apesar de um tráfego mais intenso em determinados períodos, devido ao uso predominante de carros pelos moradores, o planejamento urbano garante fluidez, diferenciando-se positivamente de outros bairros similares em Brasília.

Diversidade em opções de entretenimento

Para os entusiastas de atividades ao ar livre, o Guará apresenta variadas alternativas, incluindo o Parque Ecológico do Guará, com seus 13 hectares de área verde, além do Parque Vivencial Dener, o Bosque dos Eucaliptos e outros espaços ecológicos. Complementam as opções de lazer a feira livre e o Kartódromo. 

A vida noturna é igualmente atrativa, com uma seleção de eventos musicais, bares, restaurantes e o Teatro Arena. Para os aficionados por compras, o Guará oferece o Park Shopping e o Casa Park, centros completos que abrangem desde gastronomia e entretenimento a serviços financeiros e lojas de decoração, perfeitos para personalizar seu novo lar.


Imagem Park Shopping

Qualidade de vida: o coração do Guará

O planejamento urbano do Guará destaca-se por sua capacidade de promover uma alta qualidade de vida, com acesso a espaços verdes, lazer e serviços essenciais. 

A manutenção destes compromissos, mesmo diante da expansão urbana, reflete o comprometimento com um desenvolvimento que respeita as necessidades e aspirações de seus habitantes.

Você pode se interessar: Portal DFI: integração exclusiva com o Banco do Brasil para simulação de Financiamento Imobiliário

Olhando para o futuro

À medida que Guará continua a se desenvolver, a atenção se volta para a sustentabilidade desse crescimento. A integração de práticas de desenvolvimento urbano responsável, o fortalecimento dos laços comunitários e a promoção da inclusão social são fundamentais para assegurar que Guará não apenas cresça, mas floresça como um modelo de urbanismo e coesão social.

O lar dos seus sonhos pode estar no Guará!

À medida que o Guará floresce como um epicentro de desenvolvimento e qualidade de vida no Distrito Federal, sua jornada em busca do lar ideal começa aqui. 

No portal DFImoveis.com, oferecemos mais do que apenas imóveis, abrimos portas para uma vida repleta de possibilidades, comunidade e crescimento. Se você sonha com um lar que combine conforto, conveniência e uma vibrante vida comunitária, Guará é seu destino e DFI é sua chave.

Explore hoje mesmo uma ampla seleção de imóveis no Guará, desde charmosas residências a modernos apartamentos que prometem atender a todas as suas expectativas e necessidades!

Related Articles