Morar no Jardim Botânico é bom?

Morar no Jardim Botânico é bom?

Criada em agosto de 2004, através da Lei nº 3.435, o Jardim Botânico é a 27º Região Administrativa do Distrito Federal. O nome da região deriva da área de preservação ambiental, próxima ao Lago Sul.

Mas, antes de se tornar região administrativa, o Jardim Botânico já havia se tornado um bairro, através do Decreto 20.881, em áreas que pertenciam a São Sebastião.

A região é composta por condomínios fechados e horizontais, localizados entre as RA’s Lago Sul e São Sebastião. A cerca de 20 km do Plano Piloto, além de se destacar por sua localização, o Jardim Botânico fica próximo da área de preservação ambiental; com toda a riqueza em fauna e flora do Cerrado, garantindo a qualidade de vida dos moradores.

Veja abaixo algumas informações que separamos para você saber como é morar no Jardim Botânico.

O que você irá ver neste Texto


Caracterização da População Urbana

Na última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), verificou-se que a região administrativa possui 27.364 habitantes. Desse número, 51,71% da população é composta por mulheres, enquanto os homens representam 48,29%.

O grupo dos que possuem entre 40 e 59 anos representa 30,76% da população da região, enquanto isso, 21,36% possui de 25 a 39 anos.

Já em relação ao estado civil, o grupo predominante é de casados ou em união estável (54,44%), seguido pelos solteiros (34,75%) e os habitantes divorciados ou separados, que representam 6,92% da população.



Migração

Dentre os habitantes da RA, 84,97% vieram de outro estado para morar no Distrito Federal. O principal estado de origem é Minas Gerais.

O principal motivo da mudança é acompanhar parentes (57,47%), seguido pelos que chegaram à procura de trabalho, que representam 30,81% da população.



Características dos Domicílios

A região é composta, basicamente, por condomínios fechados. Existem 8.172 domicílios na região, e a média de moradores por domicílios é de 3,35. O Jardim Botânico possui 8.041 casa e 131 apartamentos.

Dentre os imóveis, estão presentes no Portal DF Imóveis 777 domicílios à venda, e 71 casas e apartamentos para alugar.



Tempo de Moradia

A maior parte da população da RA XXVII mora na região entre 1 a 5 anos (28,66%), enquanto 24% dos moradores residem no Jardim Botânico num período de 10 a 14 anos. Dentre os habitantes, 76,30% morou anteriormente em outra RA.



Instrução e Trabalho

O índice de instrução dos moradores do Jardim Botânico é considerado alto. A taxa de alfabetização chega aos 99,52%. Além do mais, a maior parte da população possui ensino superior completo (34,88%).

Ainda assim, 73,66% dos moradores não estudam. Dentre os que estudam, 14,49% frequentam escolas públicas, enquanto 11,79% estão matriculados em instituições privadas.

Em relação ao trabalho, 51,22% possui atividade remunerada. Enquanto isso, a taxa de desemprego representa 1,54% da população. Já a porcentagem de moradores idosos chega aos 17,66%.



Renda Familiar e Renda Per Capita

A renda familiar média do Jardim Botânico é de R$ 12.457,43. Enquanto isso, a renda per capita alcança o valor de R$ 3.390,39.



Educação

A construção de instituições públicas de ensino ainda estão em processo de aprovação e construção, portanto, não há escolas públicas no Jardim Botânico.

No entanto, a rede de colégios COC, a Escola Classe Jardim Botânico, o colégio NDII e a Casa Verde – Jardim Pequizeiro, são algumas das instituições particulares da RA.



Transporte

O Jardim Botânico não possui estações de metrô, e o principal meio de transporte é o automóvel, utilizado por 79,07% da população. No entanto, a população conta com 28 linhas de ônibus para se deslocarem.



Saúde

A região administrativa não possui hospitais e postos de saúde públicos. Mas o local conta com algumas clínicas médicas, como o Centro Médico Gardem.



Segurança

O Jardim Botânico possui apenas 1 Posto Comunitário de Segurança. No entanto, há a 30º Delegacia de Polícia, localizada em São Sebastião.



Cultura e Lazer

A RA XXVII possui uma área de preservação ambiental, protegida pela Secretaria do Meio Ambiente, conhecida também como o Jardim Botânico de Brasília. O espaço conta com trilhas, aulas de yoga, projetos de pesquisa e educação ambiental, locação para eventos e várias outras atividades.

Além disso, a região possui o Jardim Botânico Shopping, que reúne estabelecimentos para vestuário e alimentação, além de centros clínico e consultórios de diversas áreas da saúde presentes no local.

Referências:

One Reply to “Morar no Jardim Botânico é bom?”

  1. Gostei da área, estamos de mudança para BSB, minha esposa é funcionária pública federal e vai para o COAF, “uif”, gostaríamos de alugar ou comprar uma casa aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *