Clima de Brasília: mistérios e belezas

Clima de Brasília: mistérios e belezas

Quem mora em Brasília já se acostumou com as mudanças climáticas na capital, sem compreender o porquê de ser tão variado.

Chuva e frio, depois sol e calor, mais tarde frio e neblina… esses são os cenários que podem ser encontrados durante o dia na capital. Outra característica comum é ver a chuva se aproximar no lado norte e, ao olhar o lado sul, o céu está ensolarado. Mas não estranhe, o clima de Brasília é assim mesmo.    

A capital está localizada na região geográfica conhecida como Planalto Central, com uma altitude de 1.160 metros acima do nível do mar, tendo o Cerrado como bioma predominante.

A classificação do clima de Brasília é tropical com estações úmidas e secas, conhecido também como ‘clima de savana’. Durante o ano, há duas estações: verão de chuva entre os meses de outubro e abril, e inverno seco no mês de maio até setembro. A temperatura média anual é cerca de 21⁰C, chegando até 30⁰C em setembro e aos 12⁰C nas madrugadas de inverno de julho.

Quer saber quando faz frio, calor e chove? Confira a lista da temperatura de Brasília:

  • Setembro e outubro são os meses mais quentes.
  • Junho e julho são os meses mais frios.
  • De outubro até abril é o período chuvoso.
  • De maio até setembro é o período seco.

Períodos de seca

Em Brasília, o que marca o calor é a seca da região, por conta da baixa umidade do ar. Diferente de outros estados, onde as altas temperaturas são mais constantes no verão.  


O Mar de Brasília

Brasília é conhecida por ter o Mar do Planalto Central. Isso porque o céu da capital é muito mais claro do que outros lugares. Esse fenômeno favorece o pôr do sol daqui,  um dos mais belos do mundo na época da seca.


Ipês

Mesmo com as mudanças climáticas incomuns ao longo do dia e das estações do ano de Brasília, os ipês trazem beleza nas áreas verdes da capital. Os ipês começam a florescer na seca e, como eles têm cores diferentes, cada um tem seu período para aparecer:

  • o ipê-roxo em maio;
  • o amarelo durante junho até agosto;
  • o branco surge em agosto;
  • e o rosa anuncia o final da seca em setembro e o início do período das chuvas no mês de outubro.

Períodos chuvosos

Não precisa se preocupar com os períodos de chuva em Brasília. Diferente de outros estados que chovem de um a três dias seguidos, a capital tem chuvas de curta duração durante o dia. Apenas à noite e na madrugada a chuva tende a se prolongar mais.

Gostou do clima de Brasília? Viva o clima de Brasília morando na capital federal. Saiba mais no nosso Portal DF Imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *