• 17 de outubro de 2021
  • Last Update 14 de outubro de 2021

7 características que você precisa saber sobre corretor de imóvel

O primeiro contato quando se pensa em comprar um imóvel é com o corretor. Mas você consegue identificar se aquele profissional é confiável? Se é seguro tratar sobre mercado imobiliário com a pessoa responsável pela negociação daquele bem?

Neste artigo listamos 7 dicas para que você se sinta seguro(a) com o corretor de imóveis, confira:  

1 Todo corretor de imóvel deve ser registrado no CRECI

Não é qualquer pessoa que está à frente na venda de um imóvel que pode ser chamada de corretor. É necessário uma certificação, obtida a partir de um curso preparatório reconhecido pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI.

Aqui em Brasília, os requisitos para ser corretor de imóveis são:

  • Ter o Ensino Médio completo (2º grau)
  • Formação completa em Transações Imobiliárias – TTI (nível técnico)

ou ser graduado em Gestão em Negócios Imobiliários (nível superior)

  • Possuir o registro profissional no CRECI

É possível que os requisitos mudem de estado para estado. Visite a página do Conselho Regional de Corretores de Imóveis e verifique os pré-requisitos.

Por isso, para sua segurança na compra do imóvel, pergunte ao seu corretor se ele(a) está credenciado(a) ao CRECI. Assim você terá mais confiança durante a negociação por saber que está conversando com um profissional qualificado do mercado imobiliário, e não apenas um vendedor despreparado.


2 Corretores não são vendedores de imóvel

Por mais que o objetivo dos corretores seja vender, não trate-o como vendedor. Tenha em mente que ele é um profissional com conhecimento do mercado e te orientará até a entrega da chave do seu novo imóvel.

A diferença de corretores para vendedores é que em negócios imobiliários há um cuidado maior durante a compra do imóvel. Os corretores devem deixar o cliente a par sobre tudo do imóvel: informações sobre o bem, documentos e despesas existentes. Nesse tipo de negociação não é a troca do pagamento pela assinatura de aquisição do imóvel. O corretor precisa acompanhar todo o processo para que a negociação não tenha problemas no futuro.

Por isso, desconfie de pessoas que não se preocupam com o andamento de compra e venda do seu imóvel. É de responsabilidade e ética do corretor que toda documentação esteja correta, garantido a satisfação e sucesso na negociação.  


3 Corretores normalmente não trabalham sozinhos

O profissional do mercado imobiliário sempre representará uma imobiliária ou outra organização. Ele nunca trabalhará por conta própria, ou seja, ele não será o proprietário do imóvel. Antes que você caia em uma armadilha, pergunte sempre de qual empresa ou órgão está administrando do imóvel para venda.


4 Segurança nas informações

Bons corretores são seguros nas informações que eles transmitem para o comprador. Qualquer dúvida que o cliente tenha durante a negociação pode trazer problemas futuramente. Por isso, observe se o profissional tem segurança com as informações passadas, pois é com ele que você sempre terá que recorrer caso algo não tenha ficado claro.

Outro ponto importante é a naturalidade em que essas informações foram transmitidas pelo corretor. Eles não esperarão que você pergunte para que eles digam o que é necessário. O mínimo que você irá fazer é perguntar sobre o que você realmente não entendeu durante a negociação.


5 Sinceridade

A sinceridade é um dos pontos fundamentais para uma boa relação entre cliente e corretor. Todo bom profissional que se preze deve avisar dos prós e contras de cada imóvel. Isso demonstra que o corretor se importa mais com o sucesso do negócio do que a compra ou venda de fato.


6 Disponibilidade para visitas ao imóvel

Com a Era da Internet surgiram vários portais de compra e venda de imóveis online. Entretanto, a tecnologia não dispensa a famosa visita pessoal ao imóvel. Se você perceber que o corretor não demonstra ter disposição para visitar o imóvel, não continue o negócio. Ver o local ao vivo e à cores é de fundamental importância para que você conheça todos os detalhes da propriedade imobiliária e tome a melhor decisão de compra. Solicite a visita sempre antes de concluir a negociação.


7 Melhores condições tanto para os corretores quanto para os compradores

Bons corretores não estão preocupados em: vender, vender, vender. Eles querem fazer o melhor negócio para o cliente. Imagine a reputação de um corretor caso os clientes atendidos, estivessem insatisfeitos com as compras realizadas. Ou você soubesse que o corretor já deixou clientes na mão, sem prestar o devido auxílio.   

Bons corretores tem o histórico de negociações que deram certo por completo, e não que se desfizeram no meio do caminho. Procure conhecer o histórico de cada corretor que oferecer serviços a você.

Vale ressaltar que o profissional do mercado imobiliários deve zelar e cumprir o Código de Ética da classe. Assim, é preciso ter responsabilidade civil e penal por, imperícias, imprudência, negligência ou infrações éticas que causem algum dano ao comprador.

Essas dicas também se aplicam para aluguéis de casas ou apartamentos. Você tem alguma dúvida durantes o processo de aquisição de imóveis, fale com a gente. Nós podemos te ajudar.

Nada melhor do que conhecer bons corretores, que entendem do mercado imobiliário e sabem, melhor do que ninguém, sobre onde você quer morar. Os dois tipos você encontra aqui Portal DF Imóveis.

Related Articles

1 Comment

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *