Passo a passo: como fazer uma horta em casa

A decoração Eco-friendly é uma tendência, e as formas de se reinventar também;  afinal, o mundo contemporâneo traz com mais força o ideal de sustentabilidade. E ser sustentável não apenas com o meio ambiente (mesmo que seja muito importante), mas com os gastos financeiros, com seu estilo de vida… e assim por diante.

E, desta vez, trouxemos o passo a passo para você montar sua horta em casa. Com isso, além de economizar seu tempo precioso em filas de mercados, você pode se divertir e, ainda, garantir uma alimentação saudável de forma eficaz. Afinal, nada melhor do que cuidar do lar onde vivemos e, assim, ter mais histórias para compartilhar.

Confira os 8 passos para montar sua horta:

Materiais

Você vai precisar de:

  • Manta para drenagem (50×100 cm é o tamanho ideal);
  • 1 saco de 20 kg de terra (você pode misturar 10 kg de terra orgânica com 10 kg de terra vegetal);
  • 1 saco com 4 kg de argila expandida;
  • Sementes ou mudas;
  • Adubo (dica: use o adubo NPK 10.10.10).

Escolha as sementes ou mudas de acordo com o espaço da sua horta, a disponibilidade onde você mora, a época de plantio e a compatibilidade das sementes e mudas entre si.

Ferramentas

  • Garfo;
  • Pá pequena;
  • Regador ou borrifador;
  • Luvas;
  • Vaso ou jardineira (com no mínimo 10 cm de altura, furado embaixo e com pratos).

Antes de começar

Defina a localização do seu vaso. Ele deve ficar em um local bem iluminado e ventilado.

Defina o que plantar. Veja a imagem a seguir:

Mãos à obra!

  1. Coloque a manta no fundo do vaso, ela funcionará como um filtro. Assim, a água irá para o prato, mas os vegetais não perderão os nutrientes.
  2. Coloque argila expandida, ela vai deixar o solo com a umidade correta, sem que a terra fique encharcada.
  3. Coloque a manta e a terra. Utilize mais uma camada de manta e, em seguida, uma camada de terra. No caso das sementes, complete o vaso; ou, se for utilizar mudas, deixe a terra na altura das mudas.
  4. Plante as mudas e, conforme for posicionando-as no vaso, complete o vaso com terra.
  5. Plante talos. Basta cortar um ramo com cerca de 10 cm, retirando a ponta e as folhas da base, para promover o crescimento. Deixe os primeiros 4 cm na terra.
  6. Plante sementes. Faça pequenos buracos na terra pressionando os dedos, com a profundidade indicada na embalagem da semente. Você pode colocar até 2 sementes em cada buraco. Obs: quando as plantas alcançarem entre 5 e 10 cm, tire o excesso e mantenha as mudas mais desenvolvidas.
  7. Cuide da horta. Evite o sol direto por muito tempo. Regue a horta pela manhã todos os dias ou de 2 em 2 dias – isso pode variar dependendo do local e clima.
  8. Renove a horta. Quando as plantas começarem a exibir um aspecto ruim verifique o adubo, troque-o e/ou replante os vegetais em outro vaso.

Gostou da dica? Acesse o nosso portal e encontre seu lar.

Deixe um comentário