• 25 de março de 2024
  • Last Update 25 de março de 2024

Dicas para cuidar de orquídeas em casa

Orquídeas são plantas muito bonitas e delicadas e que as pessoas têm o habito que querer ter em casa. Fazem parte das Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, você sabia? Um grande desafio são os cuidados que devem ser tomados para cuidar de uma orquídea, muitas vezes as pessoas compram uma para decorar o lar e quando perdem as flores pensam que a planta morreu, mas na maioria das vezes ela continua viva e dentro do seu ciclo de floração normal que é mais longo entre florações.

Vamos ensinar você com 6 dicas a forma cuidar das Orquídeas na sua casa

1. Ambiente

Cultive reproduzindo o ambiente natural da planta. Orquídeas são plantas que gostam de luz solar, mas não de exposição direta a ela. Por isso nascem e florescem próximo a outras plantas protegidas do sol intenso. Para a maioria dessas plantas é indicado evitar muita umidade e vento.

2. Vasos de barro X invés do plástico

Para essas plantas, assim como outras, os vasos de plástico não fazem bem, pois retem muita água e calor isso faz mal para as raízes. Recomenda-se então o uso de vasos de Barro são porosos por conta da água e fazem o resfriamento natural das raízes

3. Cuidado na hora de regar a sua planta

Excesso ou falta de água, podem causar a morte das Orquídeas. O teste para saber se esta faltando ou em excesso a água é bem simples.

Colocou o dedo na terra do vaso e ele saiu limpo: Aguê com mais frequência
Colocou o dedo na terra do vaso e ele saiu sujo de terra: Aguê com menor frequência

No verão: Ponha água 2x na semana
No Inverno: Ponha água 1x na semana

4. Adubação

Pode ser orgânica ou química, e é importante ser feita sempre que for notado um baixo crescimento/desenvolvimento da planta ou ausência de flores por um longo período (além do normal)

Adubo Orgânico: Pó de café com as Cascas moídas
Adubos Químicos: com suplementação de nitrogênio, fósforo e potássio

5. Os vasos devem estar distantes uns dos outros

25 centímetros entre cada vaso é uma distância ideal para evitar que ocasionalmente doenças se proliferem entre as plantas. Outra coisa que pode ser feita para evitar transmissão de doenças é o uso de ferramentas estereis.

Esses são apenas alguns dos cuidados que podem ser tomados para cuidar das suas orquídeas em casa, aproveite elas para ter plantas bonitas e saudáveis decorando seu lar.

Related Articles