• 22 de fevereiro de 2024
  • Last Update 20 de fevereiro de 2024

Diga adeus ao aluguel: tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu imóvel no DF

Quem nunca sonhou em sair da vida de inquilino e ter o seu próprio cantinho? Além de se livrar do pagamento mensal do aluguel, comprar um imóvel próprio traz uma série de benefícios que vão muito além da questão financeira. Mas antes de sair por aí comprando o primeiro que aparecer, é importante conhecer os benefícios de ter um imóvel próprio, saber se é melhor optar por um imóvel novo ou usado e qual a região que se encaixa com o seu estilo de vida.

Não se preocupe, você não precisa fazer isso sozinho. A DF Imóveis quer te ajudar a seguir esse passo a passo e sem muita dor de cabeça, seja por meio do financiamento ou não. Pronto para deixar o aluguel para trás e dar as boas-vindas ao seu novo lar?

Os benefícios de comprar um imóvel próprio 

Comprar um imóvel próprio é um investimento que pode trazer muitos benefícios para a sua vida. Além de ser uma conquista pessoal, ter um lar para chamar de seu traz segurança, estabilidade financeira e liberdade para personalizar o espaço de acordo com as suas preferências.

Ou seja, em vez de gastar dinheiro com aluguel, uma despesa fixa que não traz retorno financeiro, investir em um imóvel próprio pode ser uma opção mais vantajosa a longo prazo. E mais: segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP), ao final do ano passado, Brasília teve a melhor valorização de imóveis do país, o que pode significar um aumento no valor do seu patrimônio. Ou seja, além de não pagar aluguel, o imóvel ainda acaba valendo mais com o passar do tempo! É ou não é um benefício e tanto? 

Ter um lugar para chamar de seu também significa mais liberdade e controle sobre a sua vida. Você pode decorar e adaptar o espaço de acordo com as suas necessidades e preferências, sem precisar pedir permissão ao proprietário ou à imobiliária. E melhor, traz aquela sensação de pertencimento e estabilidade emocional. 

Por que comprar imóveis novos?

Se você está considerando comprar um imóvel, é importante já saber se você quer um imóvel novo ou usado. As duas opções têm vantagens e desvantagens e você precisa ponderar o máximo desses fatores antes de tomar qualquer decisão.

Ao escolher um imóvel novo, você pode garantir uma construção mais moderna e com tecnologias mais avançadas, além de poder personalizar detalhes como acabamentos e decoração. No entanto, os preços podem ser mais altos e muitas vezes é necessário esperar pela conclusão da obra. Além disso, você precisa pensar também nos seguintes fatores:

  • Personalização: um imóvel novo oferece a oportunidade de personalizar o espaço de acordo com suas preferências, escolhendo acabamentos, materiais e layouts que atendam às suas necessidades sem a necessidade de reforma ou quebra quebra.
  • Menor necessidade de manutenção: geralmente, um imóvel novo requer menos manutenção a curto prazo, uma vez que todos os sistemas e componentes são novos e menos propensos a apresentar problemas.
  • Eficiência energética: imóveis novos costumam ser construídos com tecnologias e materiais mais avançados, o que pode resultar em uma redução significativa nos custos de energia.
  • Garantias e proteções: muitos construtores oferecem garantias estruturais e de construção para os imóveis novos, proporcionando mais tranquilidade em relação a possíveis defeitos ou problemas iniciais.
  • Conformidade com as normas atuais: um imóvel novo geralmente atende aos regulamentos e normas atuais, como códigos de construção e requisitos de acessibilidade, o que pode ser vantajoso em termos de segurança e conforto.

Por que comprar imóveis usados? 

Já um imóvel usado pode ser uma opção mais acessível e pronta para morar imediatamente. Muitos imóveis antigos possuem características únicas e charmosas que agradam a muitos compradores, contudo é preciso ficar atento a possíveis problemas estruturais ou necessidade de reformas. E mais, preços mais baixos, localização privilegiada e negociação flexível, são coisas que o imóvel usado pode te proporcionar. Confira:

  • Preço potencialmente mais baixo: em geral, imóveis usados tendem a ter preços mais baixos em comparação com os novos, o que pode permitir que você obtenha mais espaço ou uma localização privilegiada por um valor mais acessível.
  • Localização estabelecida: os imóveis usados muitas vezes estão localizados em bairros estabelecidos, com infraestrutura já desenvolvida, o que pode significar acesso a serviços, comércio, transporte público e outras conveniências.
  • Detalhes sobre a propriedade: ao adquirir um imóvel usado, você pode obter informações detalhadas sobre o histórico da casa, condições e possíveis problemas. O que te dá liberdade para saber se investe ou não em um imóvel que precisa com custos de manutenção futuros.

Com corretor ou sem corretor? Eis a questão!

Comprar um imóvel pode ser um processo complicado e estressante. Mas, não precisa ser assim! Se você optar pelo acompanhamento de um corretor profissional, o processo se torna mais fácil e seguro. 

Os corretores têm anos de experiência no mercado imobiliário, conhecem as tendências locais e podem ajudá-lo a encontrar o imóvel perfeito conforme as suas necessidades, por isso seja muito sincero naquilo que você abre mão ou não.
Quando você trabalha com um corretor, você tem alguém do seu lado que conhece o mercado e as melhores estratégias de negociação, um aliado empenhado em realizar seu sonho. 

Mas o que isso muda? A expertise de um corretor permite que ele avalie o valor real do imóvel, considere fatores relevantes, como localização, infraestrutura, oferta e demanda, e use essas informações a seu favor durante as negociações. Eles identificam oportunidades, sabem quando e como fazer contrapropostas e encontram soluções eficazes para superar obstáculos que possam surgir durante o processo de compra.

Como comprar seu imóvel?

Ótimo! Você já tomou a decisão de comprar um imóvel, mas agora não sabe o que fazer e como fazer para ter o seu cantinho. Confira alguns passos simples que te farão estar a um passo da sua nova casa: 

  • Defina quanto dinheiro você tem disponível para gastar: antes de começar a procurar um imóvel, é essencial ter clareza sobre o seu orçamento. Avalie sua situação financeira e determine o valor máximo que você está disposto a investir na compra do imóvel.
  • Faça uma pesquisa detalhada e defina suas necessidades: liste suas necessidades, como o número de quartos, banheiros, tamanho da área, preferências de estilo, infraestrutura ao redor (escolas, hospitais, transporte público) e outros critérios importantes para você. Isso ajudará a direcionar sua busca e otimizar seu tempo.
  • Encontre um profissional qualificado para te ajudar nessa jornada: busque a assistência de um corretor de imóveis experiente. Além de conhecimento de mercado, eles são grandes agentes de realização de sonhos e ajudam a encontrar o imóvel que atenda suas necessidades e expectativas.
  • Escolha com cuidado a localização do imóvel: considere a acessibilidade, proximidade de serviços essenciais como segurança, potencial de valorização e preferências pessoais. Analise também a região e a vizinhança para garantir que elas atendam às suas necessidades definidas e o estilo de vida.
  • Separe toda a documentação necessária: antes de efetuar a compra, organize documentações como RG e CPF, certidão de estado civil, comprovante de residência atualizado, termo de compromisso de compra e venda e outros documentos que possam ser solicitados pelo vendedor ou pela instituição financeira, caso opte por um financiamento. 
  • Por fim, faça sua oferta: negocie o preço e as condições de pagamento de acordo com sua capacidade financeira. Ah! E lembre-se de reservar um a mais para possíveis contrapropostas e para lidar com despesas adicionais, como impostos e taxas de transferência.

Comprando seu imóvel em Brasília

Garantir seu lugar ideal no quadradinho pode ser um desafio. As opções são limitadas, a competição pode ser feroz, e, com imóveis antigos e com pouca manutenção, e um número crescente de golpes, encontrar o imóvel dos sonhos pode se aproximar mais de um pesadelo.

É por isso que a DFImoveis existe: uma solução pensada de brasilienses para brasilienses, com os melhores filtros, específicos para o quadradinho,  uma seleção de mais de 50.000 imóveis com apoio total de corretores especializados para te ajudar a realizar seu sonho! 

Com tanta informação e vantagens, só fica uma dúvida. Vamos encontrar seu futuro lar juntos?

Related Articles