• 23 de junho de 2022
  • Last Update 21 de junho de 2022

Portabilidade de Crédito, saiba mais sobre

O que é a Portabilidade de Crédito?

A portabilidade de crédito é a transferência de crédito de uma instituição financeira para outra, ou seja, se você contratar um financiamento em uma instituição e achar outra com taxas mais atrativas é possível solicitar portabilidade de crédito, esse tipo de operação foi autorizada pelo Banco Central em 2013, com objetivo de estimular a concorrência entre os bancos e permitir que o contratante busque outras opções para quitar sua dívida. Esse processo pode ser feito a qualquer momento o primeiro passo buscar a instituição financeira onde você realizou o financiamento e solicitar o documento descritivo de crédito. Esse documento contém várias informações importantes sobre o seu contrato. Pode ser solicitado presencialmente ou por canais indiretos.

Segundo o Banco Central os bancos são obrigados a fornecer os seguintes dados, quando solicitada a portabilidade:

  • Número do contrato
  • Saldo devedor
  • Juizado
  • Demonstrativo da evolução do saldo devedor
  • Modalidade de crédito
  • Taxa de juros anual nominal efetiva
  • Prazo total e remanescente sistema de pagamento
  • Valor de cada prestação, especificando o valor principal e dos encargos
  • Data do último vencimento da operação

Observação: Ainda pode ser analisado o perfil de crédito

Quando Solicitada a Portabilidade, o Banco buscado tem a opção de aceitar ou não essa negociação. Caso seja aceita a proposta de portabilidade será elaborado novo contrato de crédito com a nova instituição.

18,9 milhões de pessoas poderiam se beneficiar de taxas de juros melhores no crédito consignado com a portabilidade (…) 493 mil no crédito imobiliário

Evolução da Portabilidade de Crédito no Brasil, 2021

Antes de tudo Analise

Atenção se as condições oferecidas pelo novo banco são de fatos vantajosas, é muito importante comparar o custo efetivo Total (Taxas de juros, serviços, tarifas e impostos) a partir daí a instituição bancaria de origem tem até 5 dias úteis para entrar em contato e fazer uma contra proposta com melhores condições. Aceitando a contraproposta o processo é interrompido. Dando continuidade na portabilidade sucederá assinatura de contrato e trâmites entre as instituições com objetivo de transferência da dívida, para pagamento na nova instituição.

Cenário Mercado Imobiliário

Nos últimos 2 anos foi observado um expressivo aumento na busca pelo crédito imobiliário, o cenário de global tornou possível que muitas famílias financiassem a casa própria mas também que colocou algumas em endividamento com seus bancos. A portabilidade é uma das manobras que um mutuário de imóvel pode fazer para cumprir com o pagamento do valor financiado.

Mas as possibilidades não se resumem a portabilidade, em abril de 2022 foi aprovada uma medida pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço que possibilita uso de recursos do FGTS ser para pagar até 12 parcelas atrasadas de financiamentos habitacionais

Related Articles