• 25 de maio de 2022
  • Last Update 24 de maio de 2022

Lista de Produtos e Equipamentos para Higienizar sua Piscina

É certo que uma piscina não se limpa sozinha não é mesmo? Mesmo no século em que estamos, é necessário realizar a limpeza da piscina, tanto para garantir sua conservação como também o cuidado com a saúde de quem a utiliza. Na matéria de hoje vamos mostrar os produtos e equipamentos que você vai utilizar para deixar sua piscina higienizada.

Principais deles e que são bons você ter na sua casa para essa limpeza:

1- Cloro

O cloro é conhecido como um dos principais produtos de limpeza que é usado na limpeza de piscinas. E isso se deve ao fato dele ser um agente que atua a fim de eliminar bactérias e fungos através de uma reação química. A aplicação dele na água faz com que doenças como micoses, “pé de atleta” ou até mesmo inflamações nas micosas sejam evitadas.

A aplicação do cloro deve ser realizada de forma correta e de acordo com as características que sua piscina possui. Porque dependendo da quantidade que se coloca pode ocasionar em irritação aos olhos e da pele. Por isso procure saber qual a quantidade exata que sua piscina irá necessitar.

2- Clarificante

Em uma de nossas matérias do blog falamos que esse produto é conhecido por ser o responsável por clarear a água, e ele faz isso fazendo com que a sujeira se solidifique e afunde. É o clarificante que vai ajudar na filtração de micropartículas que estão espalhadas sob a superfície da água, fazendo com que elas se juntem  em forma de flocos e assim sejam aspiradas pelo filtro da piscina.

Como utilizar o clarificante:

  • Ajuste a alcalinidade e o pH;
  • Dilua o clarificante de acordo com a necessidade e com o auxílio de um balde de água;
  • Adicione a solução e com o filtro na função “filtrar” deixe agir de 6 a 8 horas;
  • Após a sujeira flocular, aspire o fundo da piscina na função “drenar.

Fonte: Solar Gil – Piscinas

3- Elevador ou redutor de pH

Esses produtos são usados para manter a o pH da água em níveis apropriados. Caso o pH esteja alto a eficiência dos filtros e aquecedores é comprometida, se estiver baixo o cloro consegue evaporar facilmente. E nesses dois casos, se forem aplicados de forma errada podem prejudicar a saúde dos banhistas.

4- Algicidas

Se na superfície da sua piscina começarem a ficar esverdeadas isso indica que algas estão começando a se formarem. Isso se deve a pouca utilização da piscina ou até mesmo a exposição contínua a chuvas.

Os algicidas possuem a função de prevenção dessas algas e também de eliminação das mesmas.

Existem dois tipos de algicidas, os que são conhecidos como algicidas de choque, que deve ser aplicado quando a água já estiver infestada; e os algicidas de manutenção que deve ser aplicado com maior frequência em piscinas limpas para previnir o aparecimento das algas.

5- Decantador

Nesse tipo de processo o líquido é separado do que é sólido, dessa forma é possível aspirar o fundo da piscina, tendo em vista que o decantador faz com que partículas de sujeiras fiquem acumuladas no fundo da piscina.

O decantador de piscina é indicado quando a água estiver turva, parecendo que há uma poeirinha que fica misturada a ela e que não afunda nem flutua. Nessas situações só é possível identificar a poeira na sua piscina quando os raios solares batem sobre ela.

6- Limpador de bordas

Geralmente as bordas da piscina acumulam muitos resíduos, deixados por pelo uso de protetor solar, comidas na beira da piscina, bronzeadores, suor. Por conta disso, é essencial ter um produto para limpar as bordas da sua piscina e dar uma atenção especial a esse ponto, já que também é parte da piscina.

Limpar a piscina do seu local é importante pois, evita desperdício de água, já que você vai limpar a água e reutilizá-la; contribui para sua saúde e a de outros banhistas, pois quando se trata a água da maneira correta o risco de contrair doenças é quase zero; ajuda a economizar gastos pois as manutenções são controladadas e vistoriadas em pouco prazo de tempo, quando a manutenção é espaçada o preço fica muito maior; é fácil de ser feito, com os produtos e equipamentos corretos e seguindo todas as instruções não é difícil de realizar a limpeza da sua piscina.

É sempre bom relembrar que temos uma outra matéria sobre como higienizar sua piscina como um profissional. Confira clicando aqui!

Related Articles