A iluminação ajuda diretamente na caracterização dos ambientes. Ela faz parte da criação de um espaço agradável e convidativo. Por isso, a DFimoveis.com trouxe algumas dicas para escolher a luminária certa. Você criará a atmosfera perfeita para o seu LAR!
Tipos de Luminárias
- Pendente: Esse modelo é ótimo para quem deseja criar ambientes aconchegantes. Por isso, são excelentes escolhas para ambientes em que se está relaxado, como a sala de estar e a mesa de jantar.
- Abajur: Os criado mudos e mesas de canto pedem um abajur para espaço confortável e propício à boa leitura. Assim como a luminária pendente, o abajur ajuda na construção de um ambiente aconchegante.
- Plafon: Todos os ambientes que precisam ser bem iluminadas precisam de luminárias plafon. Cozinha e escritório são exemplos de ambientes que pedem esse modelo. São peças mais discretas e que se adequam a qualquer cômodo.
- Arandela: Esse é especial para ambientes que não precisam de uma grande fonte de luz direta, como os banheiros e corredores.
Ambientes certos para as luminárias
Caso a sua mesa de jantar fique na cozinha, a dica é escolher uma luminária pendente para o centro da mesa e plafons com lâmpadas brancas nas laterais. Dessa forma, você cria um clima convidativo para as refeições ou, se acender as lâmpadas laterais, uma bela cozinha estimulante para preparar refeições.
A luminária suspensa cria um clima especial em outros cômodos também. Escolher este modelo para o centro da sala de estar, entre o sofá e a televisão, contribui com o clima sofisticado e receptivo para relaxar.
Luz certa para cada ambiente
A iluminação é uma das principais responsáveis pela sensação que o ambiente passa. Saber qual tipo de experiência aquele espaço deve passar é a melhor forma de escolher a cor das lâmpadas.
As lâmpadas brancas contribuem para a harmonia de decorações mais claras, enquanto as lâmpadas amarelas fortalecem a ideia das cores quentes.
Quarto e sala de jantar merecem luzes amarelas, enquanto a cozinha e o escritório, geralmente, precisam de luzes brancas. Isso porque a luz amarela passa uma sensação de conforto.
A luz branca é mais enérgica e passa sensação de limpeza. Sendo assim, bem aproveitada em espaços como os banheiros e cozinhas. Experimente colocar uma lâmpada branca e depois troque por uma amarela. Verá a diferença no estilo!
Gostou das dicas? Acesse DFimoveis.com e busque agora pelo seu LAR!
Leia Também: Decoração: sala de jantar em pequenos espaços