Momento está favorável para compra de imóveis

A cada dez anos o setor tem uma reação e passa por variações, e neste atual momento ele se encontra em um ponto de crescimento na “curva”. Fatores demonstram que o setor imobiliário no país segue em ascensão, como a taxa básica de juros a 5% ao ano; a nova linha de financiamento imobiliário da Caixa indexada pelo IPCA e outros números como os das vendas de imóveis residenciais novos que subiram 22,9% no segundo trimestre de 2019 em relação ao anterior, e 16% na comparação com igual período de 2018 (dados do último boletim da Câmara Brasileira de Indústria da Construção – CBIC).
Segundo o Sindicato de Imóveis no DF (SecoviDF), no mês de setembro foram analisados 56.055 imóveis, onde 48.080 são residenciais e 7.975 são comerciais.
Aumento de 10,8% na amostra total em relação ao mês de agosto.
Na parte residencial:
- 68,22% é composta por apartamentos e 85,13% está disponível para comercialização;
- 31,78% é composta por casas e 90,94% está disponível para comercialização
O índice de Rentabilidade Comercial apresentou seus maiores valores em Águas Claras e Taguatinga. Os menores valores foram no Setor de Indústria e Brasília.
O índice de Rentabilidade Residencial apresentou seus maiores valores nos imóveis de 1 dormitório, quitinete e 2 dormitórios em Águas Claras. Os menores valores foram registrados nas categorias de imóveis de 1 dormitório no Guará, 3 dormitórios e 2 dormitórios em Brasília.
Esse boletim foi elaborado pelo Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECIDF).