Uma ótima opção para apartamentos, espaços pequenos, ou até mesmo uma forma de decorar seu lar, são os jardins verticais. E como vou prendê-lo na parede? Claro que pensamos nisso, e a solução é: com uma treliça.
Quer saber mais? O Portal DF Imóveis traz, em 8 passos, todas as instruções para você fazer um jardim vertical com treliça. Confira
Confira os 8 passos para montar seu jardim vertical:
Materiais
Você vai precisar de:
- Treliça extensível e fixa. Disponível em vários tamanhos, materiais e formatos;
- Vasos de parede ou convencionais. Disponíveis em diversos materiais;
- Jardineiras;
- Itens de fixação. Você pode optar pelos fixos (abraçadeiras de nylon ou arames PVC multiuso 25mm) ou removíveis (ganchos de aço);
- Parafusos longos e buchas galvanizadas;
- Terra (ou mistura de terra orgânica e vegetal);
- Argila expandida (sacos de 2 ou 4 kg);
- Manta de drenagem;
- Adubo NPK 10.10.10;
- Mudas, sementes ou plantas.
Ferramentas
- Nível;
- Trena;
- Furadeira;
- Broca (de acordo com a superfície a furar);
- Chave de fenda;
- Parafusadeira;
- Martelo e prego;
- Luvas.
Antes de começar
Defina onde o jardim vertical vai ficar. Então, escolha um local bem iluminado e ventilado, com sol direto em pelo menos parte do dia.
Veja se a parede está acabada e impermeabilizada.
Mãos à obra!
- Marque e fure a treliça. Os locais que serão furados devem ficar nas extremidades e no meio da treliça para suportar o peso.
2. Marque e fure a parede. Posicione a treliça e passe as furações para a parede. Veja se estão niveladas e fure nos pontos marcados. Em seguida, coloque as buchas. Peça ajuda para uma pessoa.
3. Fixe a treliça. Posicione-a na parede, sobrepondo as furações de ambas. Use uma parafusadeira ou chave de fenda. Por fim, não esqueça de deixar um folga de alguns mm entre a parede e a treliça com o auxílio de um espaçador de parafuso.
4. Fure os vasos. Caso eles não venham furados, faça o furo com um prego e um martelo (ou furadeira). Passe um gancho (ou abraçadeira ou arame) no furo e veja se está bem preso. Para jardineiras, faça vários furos, se for necessário.
5. Monte os vasos. Coloque as camadas no vaso na seguinte ordem: manta, argila, manta e terra (pode misturar com adubo).
Mudas: acomode-as no vaso e complete com terra;
Sementes: pressione o dedo na terra fazendo buracos com a profundidade indicada na embalagem. Coloque até 2 sementes por buraco;
Plantas germinadas: apenas transfira para o vaso.
6. Prenda os vasos na treliça. Primeiro passe o item de fixação escolhido pelo furo do vaso feito no passo 4. No caso de gancho, encaixe-o na treliça. No caso de abraçadeira, passe-a pela treliça, puxe e corte. No caso de arame, passe-o pela treliça, puxe e torça.
7. Regue de acordo com a necessidade da planta.
8. Finalize. Não se esqueça de utilizar adubo e de replantar, trocando terra do vaso quando as plantas começarem a exibir mau aspecto.
Pronto! Você tem um jardim vertical em sua parede.