• 23 de junho de 2022
  • Last Update 21 de junho de 2022

Lazer na Capital, conheça algumas opções para seu final de semana!

Para Finalizar o mês de maio com chave de ouro, trouxemos um especial com os pontos turísticos da capital que valem a pena visitar! Confira algumas opções abaixo:

1. Conjunto Cultural da República

Inaugurado no dia 15 de dezembro de 2006, dia do aniversário do seu projetista, Oscar Niemeyer, o conjunto é formado pelo Museu Nacional e a Biblioteca Nacional que abraça eventos culturais na capital como exposições temporárias (nacionais e internacionais), seminários, workshops, mostras de filmes, festivais de teatro e várias outras atividades de caráter cultural e social. Além do Museu, conter seu próprio acerto.

Enquanto a Biblioteca Nacional, responsável pela captação, guarda, preservação e difusão da produção intelectual do País possui acervo digital e salas para estudo a entrada com objetivo de pesquisa assim como de visitação guiada devem ser agendadas pelos canais oficiais disponibilizados.

Imagem: Cayambe
Imagem: Monique Renne

O Grande Segredo do Conjunto Cultural está no cotidiano do brasiliense que durante o final de semana faz com que se torne um local de lazer, onde é possível não apenas visitar as edificações mas também se beneficiar do amplo espaço entre elas para andar de bicicleta, patins e Skate, fazer fotos ao ar livre, e comer pipoca e caminhar.

Imagem: sk8feliz
Imagem: minhabelabrasilia
Imagem: chegamaisbrasilia

2. O Planetário

Agência Brasília

O 2º item da lista desperta curiosidade nos adultos e a imaginação nas crianças. O Planetário está localizado no Eixo Monumental, em frente para o Estádio Mané Garrincha. O local é uma homenagem ao astrônomo e geodesista belga radicado no Brasil e responsável pelo mapeamento do Planalto Central. Conta com monitores  que acompanham toda jornada na visita e explicam curiosidades sobre o universo. Para impressionar o exterior conta com um modelo de foguete suborbital usado pela Agência Espacial Brasileira e uma rosa-dos-ventos, simbólico gravada em sua entrada.

Além das exposições, uma grande atração é a Cúpula com exibição de Filmes em 3D com experiência sensorial.

O horário de funcionamento é de terça à domingo, das 9h às 21h. Não precisa de agendamento e a entrada é gratuita.

3. Esplanada dos Ministérios

Localizada no Eixo Monumental, a área é constituída pelos ministérios e Congresso Nacional. Os ministérios e seus anexos se localizam na área da esplanada, 17 prédios de construção uniforme alinhados a um vasto gramado central levando ao Congresso Nacional. É possível participar das Visitas Guiadas à Câmara dos Deputados, promovidas em parceria com o Senado Federal, a atividade é gratuita e aberta para participação de todos. 

Segundas e sextas-feiras: 9h às 17h, saindo do Salão Negro
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h, saindo do Salão Negro.

Visita Guiada Presencial / Virtual / Autoguiada 

4. Estádio Mané Garrincha

Além de eventos no campo, o estádio possui outros espaços em que podem ser realizados eventos de 50 a 72 mil pessoas.

É aberto para visitações gratuitas aos sábados, de 9h às 11h30.

 

Segundas e sextas-feiras: 9h às 17h, saindo do Salão Negro
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h, saindo do Salão Negro.

Visita Guiada Presencial / Virtual / Autoguiada 

5. Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana de Brasília é um exuberante projeto de Oscar Niemeyer, seu desenho simboliza mãos em prece voltadas para o céu. O edifício de formato singular foi inaugurado em 1970 e até hoje atrae a atenção de muitos por sua beleza

Visita

De Terça a sexta: das 08h às 16h45
Sábado: das 08h às 16h45
Domingo: das 9h às 17h45

No horário das celebrações – Missas, casamentos e Batizados – não é permitido a visitação

6. Torre Digital

É um dos pontos turísticos mais recentes de Brasília, foi reaberto no ano de 2015 para o público. Possui 170 metros de altura e é carinhosamente apelidada como “flor do cerrado” por ser o último projeto do renomado Arquiteto Oscar Niemeyer.

Visita

Espaço fica aberto todos os fins de semana e feriados

Visita Guiada Presencial

O espaço conta com acessibilidade e fica localizado no Setor Habitacional Taquari, Lago Norte

7. Parque da Cidade

É considerado um dos maiores parques urbanos da América Latina. E hoje é também um dos queridinhos entre os brasilienses quando o assunto é lazer, piqueniques, esporte.

Trata-se de um parque tranquilo, ótimo para passeios, tanto em família como algo mais romântico. Além de ter grandes estacionamentos, parquinhos para crianças, kartódromo e um centro hípico, o parque também conta com programações de entretenimento como shows, exposições e outros eventos. Vale a pena participar e conhecer!

Livre acesso 24 horas por dia; sete dias por semana.

Mais opções em Brasília

Em nossa série de matérias das Rotas de Brasília, você ainda pode conhecer a capital de acordo com seu objetivo veja mais acessando:

Related Articles