• 1 de março de 2024
  • Last Update 1 de março de 2024

Visitando Brasília? Saiba Lugares para Conhecer

Atualmente o DF por meio do Ministério do Turismo tem uma coleção de doze rotas Que traduzem a identidade da Cidade e suas RAs. Para você que está Visitando Brasília vamos indicar um local de cada uma das principais 5 rotas. 

Rota Cultural

CCBB

O CCBB Brasília é uma das mais visitadas instituições culturais do país. O moderno Centro projetado por Oscar Niemeyer oferece, gratuitamente ou a preços simbólicos, renomadas exposições, espetáculos teatrais, shows musicais e festivais de cinema de altíssima qualidade. Os bucólicos espaços ao ar livre do CCBB recebem, anualmente, diversas exposições interativas, enquanto seus gramados são ocupados pelo público para diversas práticas, tais como yoga, piqueniques e as mais variadas atividades coletivas.

Rota Arquitetônica

Ponte JK

A Ponte Juscelino Kubitschek, ou Ponte JK, é um dos mais impressionantes monumentos de Brasília. Devido à sua qualidade estética e harmonia ambiental, a Ponte JK recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal, que a reconheceu como a ponte mais bonita do mundo naquele ano. 

A ponte, projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, foi inaugurada no ano de 2002, e seus arcos assimétricos figuram o movimento de uma pedra quicando sobre o Lago Paranoá. Além de ser um ponto concorrido para a prática de diversos esportes náuticos, sua orla também é conhecida por reunir bares badalados, restaurantes de cozinha regional e internacional, shows de todos os estilos e uma grande variedade de eventos ao ar livre.

Rota da Paz

Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral Metropolitana de Brasília é um audacioso e exuberante projeto de Oscar Niemeyer. Seu desenho representa mãos em prece voltadas para o céu. O edifício de formato singular foi inaugurado no ano de 1970 e está localizado na Esplanada dos Ministérios. Seus 16 pilares de concreto têm o formato de bumerangues, um marco na arquitetura moderna. Seus vitrais, assinados pela artista plástica Marianne Peretti, dão um tom celestial à Catedral, que também exibe 3 grandes anjos de metal que parecem flutuar pelo céu da nave. Na entrada da Catedral há 4 grandes esculturas conhecidas como Os Quatro Evangelistas. As esculturas e os anjos da Catedral são assinados pelos renomados artistas plásticos Alfredo Ceschiatti e Dante Croce.

Rota Náutica

Pontão do Lago

Localizado às margens do Lago Paranoá, o Pontão do Lago Sul é um centro de lazer e entretenimento à beira-lago, e também um dos mais conhecidos cartões postais de Brasília. Em seus bares e restaurantes, o visitante encontra opções para todos os gostos, além de ambientes românticos para curtir a dois, e outros mais descontraídos para reunir amigos e familiares.

A programação cultural do Pontão é um atrativo à parte. Seus festivais, serestas e shows são sempre sucesso de público, assim como as competições esportivas, que reúnem atletas e entusiastas de diversos estilos em campeonatos locais, nacionais e internacionais. Seja para curtir o dia ou aproveitar a noite, o Pontão do Lago Sul é uma escolha perfeita para qualquer roteiro.

Rota Fora do Eixo

Museu Vivo da Memória Candanga

Localizado na Via EPIA Sul, SPMS, Lote D, Núcleo Bandeirante. Inaugurado em 1963, o Núcleo Bandeirante foi o primeiro núcleo de povoamento da nova Capital, também conhecido como Cidade Livre. Nele encontra-se o Museu Vivo da Memória Candanga, dedicado a preservar as memórias do povo que construiu Brasília. Instalado na antiga sede do Hospital Juscelino Kubitscheck de Oliveira, o primeiro hospital da nova Capital, o museu abriga a exposição permanente “Poeira, Lona e Concreto”, que narra a história de Brasília desde os primórdios até sua inauguração em 1960. Seu acervo reúne edificações históricas, além de objetos e fotos de época.

Também estão expostas peças de artesanato e arte popular da “Casa do Mestre Popular”, que guarda o acervo do artista maranhense radicado em Brasília Mestre Pedro (1920-2005), e da exposição “Renovação e Tradição – Novos Caminhos”. Outros lugares que merecem uma visita são a Feira Permanente do Núcleo Bandeirante, referência em produtos regionais, e a Paróquia São João Bosco, um dos primeiros centros religiosos do Distrito Federal.

Related Articles