Athos Bulcão: a marca registrada de Brasília

Athos Bulcão: a marca registrada de Brasília

Conheça a história a trajetória do artista e seu marco para a arquitetura brasiliense.

Marca registrada das construções de Brasília, Athos Bulcão, nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918. Criado na Zona Sul carioca, antes de escolher as artes plásticas, Athos estudava Medicina. Assim, aos 21 anos ele começou a se dedicar à profissão de artista.

Foi pintor, escultor e desenhista. Era amigo de artistas como Carlos Scliar, Jorge Amado, Enrico Bianco, Burle Marx e Alfredo Ceschiatti, por exemplo. Com Cândido Portinari, ainda, foi assistente no Mural São Francisco de Assis, na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte.

Seu trabalho consistia em modulações e grafismos produzido com base nas formas geométricas. Além disso, o artista utilizava materiais como concreto, madeira policromada e, principalmente, azulejos – famosos por toda a capital.

A primeira exposição individual de Athos Bulcão foi realizada no ano de 1944, durante a inauguração do Instituto dos Arquitetos do Brasil, no Rio de Janeiro. Fora do país, as obras do artista podem ser encontradas na Itália, Argélia, França, Cabo Verde e Argentina.

Obras em Brasília

Em uma entrevista para o jornal El País, Athos Bulcão fala sobre o privilégio de ser pioneiro da capital. “Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo à Brasília esse sofrido privilégio. Realmente um privilégio: ser pioneiro, Dureza que gera espírito. Um prêmio moral”, conta o artista.

Veja abaixo algumas das obras do artista em Brasília:

Câmara dos Deputados


Teatro Nacional Cláudio Santoro


Palácio do Itamaraty


Hospital Sarah Kubistchek


Curiosidades

  • O artista recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, no ano de 1995.
  • Em 2 de julho de 2018, quando o artista completaria 100 anos, o Google fez uma homenagem em sua página inicial.
  • O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o livro “Athos, colorindo Brasília”, que faz parte da coleção Patrimônio para Jovens.
  • Criada em 1992, a Fundação Athos Bulcão foi criada para preservar e divulgar a obra do artista plástico, promovendo diversos projetos para a comunidade.

Referências:

  • Fundação Athos Bulcão
  • Os Divergentes
  • Arch Trends
  • Arch Daily
  • G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *