• 26 de março de 2024
  • Last Update 25 de março de 2024

DF tem trilha inspirada no Caminho de Santiago

Inspirada nas trilhas de longa distância nacionais e Internacionais, brasília ganha os caminhos do Planalto Central. Trilha de longa distância mapeada e sinalizada com a colaboração entre grupo de caminhantes de brasília e ciclistas do rebas do cerrado. A trilha faz parte da Rede Brasileira de Trilhas e integram percursos da Cidade de Goiás à Chapada dos Veadeiros. O trecho Caminhos do Planalto Central é composto por aproximadamente 400 km de trilhas para serem feitas por meio de Caminhada, Bicicleta e a cavalo. Confira detalhes levantados pela redação da DFimoveis.com

Mapa dos 3 arcos de trilhas que podem ser escolhidos pelos praticantes

Tipo: Trilha Regional
Inicio: Brazlândia- GO
Final: Formosa- GO
Ponto culminante: Pico do Roncador (1.340 m)
Modal: Caminhada, Bike e Equestre
Bioma: Cerrado
TLC que faz parte: Caminhos dos Goyazes
Estruturação da trilha: dividido em 4 setores

A trilha de característica regional busca envolver os praticantes com atrativos naturais e marcos históricos durante toda a jornada. Conheça um pouco sobre a divisão dos três arcos que compõe o percurso.

Arco Brasília, (85 km)

Responsável pela caracterização da cidade em sua importância cívica, arquitetônica. Proporciona especialmente o contato com o centro da cidade, sua construção modernista, seus monumentos, obras de arte, palácios e mirantes de Brasília a cidade tombada Patrimônio Cultural da Humanidade e representação do sonho de desenvolvimento 50 anos em 5 proposta de Juscelino Kubitschek.

Arco Cafuringa (131 km)

Caracterizada pelo foco na cultura rural, religiosa e histórica. O Percurso para contato com atrativos naturais e Unidades de Conservação no bioma do cerrado.

Trilha União (80 km)

Caracterizada pelo valor paisagístico, cultural, místico e gastronômico, tendo, ao longo do caminho, diversos espaços para vivência espiritual, boa alimentação e contatos com manifestações culturais. Passa pela Torre Digital, símbolo dos Caminhos do Planalto Central.

Unidades de Conservação Participantes

  • APA Cafuringa;
  • APA Descoberto;
  • APA Lago Paranoá;
  • APA Planalto Central;
  • Estação Ecológica de Águas Emendadas – ESECAE;
  • Floresta Nacional de Brasília;
  • Parque Nacional de Brasília – PNB.

Municípios

  • Distrito Federal – DF: Brazlândia, Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Brasília e Planaltina.
  • Goiás – GO: Formosa.

Atualmente

Atualmente a trilha Caminhos do Planalto Central continua em processo de implantação com colaboração não mais apenas caminhante e ciclistas mas também grupos de escalada, aras, corredores, ONGs, produtores ruais e até mesmo incentivo do Governo do Distrito Federal pensando em sinalização, pontos de apoio, mapas elaborados, constituição de áreas de Lazer, descanso e alimentação. Para mais informações consulte o site oficial de Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *