• 15 de abril de 2024
  • Last Update 15 de abril de 2024

Surpreenda-se com a arquitetura moderna de Brasília

Brasília é considerada um museu a céu aberto. O surpreendente urbanismo de Lucio Costa, a fascinante arquitetura de Oscar Niemeyer e de  outros grandes arquitetos, o inspirador paisagismo de Burle Marx, a genial arte visual de Athos Bulcão e as valiosas obras de artistas plásticos renomados conferem à Capital Federal atributos dignos da primeira cidade moderna a ser conhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

As atrações e pontos turísticos permitem vivenciar Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade com a visitação às obras mais representativas da arquitetura, urbanismo e paisagismo modernos.

Brasília e seu poder arquitetônico

Em 1956, um concurso foi sugerido por Oscar Niemeyer para que a arquitetura da cidade fosse desenvolvida. Os participantes tinham um período de 6 meses para apresentarem seus projetos em escala de 1:25:000, com o relatório justificativo. Para isto, eles receberam um vasto material. 

O trabalho do arquiteto Lucio Costa recebeu maior destaque, sendo assim o encarregado de projetar todo o plano arquitetônico da Capital. 

Futuristas e Modernas

A arquitetura de Brasília conseguiu atingir um grau tão alto quanto cidades igualmente impressionantes, como Washington, nos Estados Unidos, e Canberra, Austrália. 

Diferentemente de grandes obras ornamentais encontradas pelo mundo, os arquitetos daqui escolheram seguir outro traço, que deu um estilo único às construções brasileiras. 

Nas obras de Oscar Niemeyer é possível encontrar uma das grandes referências da arquitetura em Brasília. Niemeyer criou o conceito de arquitetura como escultura, outro dos segredos por trás da grandiosidade e beleza da cidade. 

Confira uma das principais obras arquitetônicas da Capital:

  • Congresso Nacional
  • Catedral
  • Ponte JK
  • Igreja Nossa Senhora de Fátima

Leia também: Athos Bulcão, a marca registrada de Brasília!

  • Supremo Tribunal Federal

E aí, deu pra se surpreender com a arquitetura da Capital Brasileira?

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *