Seja durante na hora de finalizar a construção ou apenas para mudar o visual do seu lar, pintar as paredes sempre é uma boa ideia para isso. No entanto, é importante saber o passo a passo para não fazer bagunça, nem desperdiçar todo o material na hora de colocar a mão na massa.
Para isso, o Portal DF Imóveis conta para você, em 7 passos, como pintar uma parede e se divertir mudando as cores da sua casa. Confira!
Materiais
Primeiramente, você precisa separar os materiais que você vai precisar – e isso vai depender do tipo de parede que pretende pintar. Veja a seguir:
Paredes cruas precisam (nunca pintadas) precisam de:
- Selador acrílico: para rebocos feitos entre 21 e 35 dias;
- Fundo preparador de paredes: para rebocos feitos há mais de 35 anos.
Para corrigir imperfeições você precisa de:
- Massa corrida (para ambiente interno);
- Massa acrílica (para ambiente externo).
Para pintar parede:
- Tinta acrílica: você pode escolhê-la de acordo com o acabamento desejado (fosco, acetinado ou semibrilho).
Ferramentas
- Bandeja para pintura;
- Desempenadeira;
- Rolo de pintura;
- Lixas nº 160 ou 220 (média) e nº 80 ou 100 (grossa);
- Escada;
- Lona plástica e fita-crepe;
- Espátula;
- Pincel ou trincha;
- Balde e misturador;
- Extensor para rolo de pintura (2 metros);
- Pano limpo;
- Máscara e luvas.
Antes de começar
- Remova os espelhos das tomadas, os interruptores e outros acessórios;
- Retire ou cubra os móveis do cômodo;
- Proteja o chão com a lona plástica, fixando-a com fita-crepe.
Mãos à obra!
- Prepare a parede. No caso do reboco novo utilize a espátula para raspar e remover as partes soltas. Lixe até ficar uniforme. Em seguida, aplique o selador acrílico. Já para o reboco velho, raspe a parede e lixe-a até ficar uniforme. Depois, aplique o fundo preparador.
- Corrija as imperfeições aplicando a massa corrida (áreas externas) ou a massa acrílica (áreas externas), em paredes cruas ou já pintadas, nos locais com imperfeições. Deixe secar e lixe a parede novamente.
- Dilua a tinta na bandeja. Adicione água na tinta e mexa bem. Utilize 20% de água na primeira demão e 10% na segunda e terceira demão.
- Inicie a pintura. Use fita-crepe para proteger as áreas próximas à parede que não serão pintadas. Assim, com o pincel ou a trincha, comece a pintar pelos cantos ou contornos. Em seguida, com o rolo de pintura, desenhe um W ou um N no local a ser pintado – isso evita respingos e ajuda a uniformizar a cor.
- Aplique a primeira demão. Agora sim, pinte toda a parede! No entanto, não esqueça de utilizar o rolo no sentido de baixo para cima, em linhas verticais. Não pressione o rolo para a tinta não escorrer e deixe secar por 4 ou 5 horas
- Aplique a segunda demão. O processo é o mesmo: inicie a pintura pelos cantos e, depois, siga para o restante da parede. Aproveite para tirar os pequenos defeitos e deixar a cor da parede uniforme.
- Finalize. Se necessário, aplique uma terceira demão (mas nunca mais que isso!). E, por fim, limpe o espaço e recoloque seus móveis no lugar.
Pronto! Tudo organizado e um lar de cara nova, gostou? Acesse o Portal DF Imóveis e saiba mais.