Ao pesquisar sobre um imovel, podemos nos deparar com alguns termos como construtora, incorporadora e imobiliária. No entanto, é comum que essas palavras acabem gerando algumas dúvidas sobre seu significado ou função.
Levando isso em consideração, a equipe da DFImoveis preparou este artigo para buscar esclarecer o papel de cada uma delas no mercado imobiliário e suas diferenças.
A diferença esta no serviço prestado
A construtora é aquela responsável pela execução da obra do imóvel, podendo ser contratada pelo proprietário do terreno, pela incorporadora ou até pela imobiliária. Tem a função de executar o projeto, sem divergências, e entregar a obra pronta para uso, de forma que não se tenha problemas físicos, como rachaduras, infiltrações, entre outros.
Por sua vez, a incorporadora se responsabiliza pelo desenvolvimento do empreendimento e projeto de um imóvel. Algumas de suas funções são: realizar a compra de terrenos, elaborar o projeto e obter as licenças necessárias.
É importante mencionar que a atuação das incorporadoras está regida pela Lei nº 4.591/64, que dispõe sobre condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.
Já a imobiliária atua como uma “ponte” entre o vendedor e comprador ou inquilino do imóvel, fazendo a intermediação nas vendas, aluguéis e outros investimentos imobiliários. Seus principais serviços são avaliação do imóvel, sua divulgação e acompanhamento, vistoria, etc.
Resumindo, a construtora é responsável pela execução e construção da obra; a incorporadora busca promover a construção, financiando o empreendimento; e, por fim, a imobiliária realiza a intermediação nas vendas e aluguéis dos imóveis.