• 22 de fevereiro de 2024
  • Last Update 20 de fevereiro de 2024

Dia Mundial do Urbanismo: Um dia para debater futuro e qualidade de vida

Urbanismo se preocupa com planejamento das cidades com a relação edificações, pessoas e Natureza. O Projeto Urbanístico de brasília elaborado por Lúcio Costa é um dos mais importantes do mundo, um marco no Século XX pautado na realização da meta 50 anos em 5. O projeto foi escolhido em 1957 como vencedor do concurso para nova capital. Neste 8 de novembro é comemorado no Brasil o Dia Mundial do Urbanismo.



Origem da data

A data foi criada na Universidade de Buenos Aires pelo até então professor Carlos Maria Della Paolera (1934). Em 1949 com objetivo de fomentar debates e interesses sobre Planejamento Territorial Urbano Carlos fundou a Organización Internacional Del dia Mundial del Urbanismo e decretou 8 de novembro como Dia Mundial do Urbanismo na Argentina. No mesmo ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) inseriu a data em seu calendário oficial.


Objetivos de Celebrar

A data visa promover debates entre profissionais, copo politico e sociedade sobre planejamento, consciência, sustentabilidade, promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo. É um espaço seguro para se pensar no futuro desejado por todos.


Símbolo

O emblema simboliza uma trilogia de elementos naturais essenciais à vida humana: o sol (representado em amarelo), a vegetação (representada em verde) e o ar (em azul).


Urbanismo em 2022

No Brasil os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo encabeçam os movimentos para relembrar a importância do debate e da data. Ressaltando importantes pautas para as cidades e o bem-estar da população. Veja algumas:

  • Sistema de transportes
  • Locais para habitação
  • Soluções de lazer
  • Planejamento de áreas verdes

Viver em uma Cidade Planejada como Brasília põe sobre todos a responsabilidade de refletir sobre o futuro e sobre as cidades que queremos deixar para as futuras gerações. Olhe a sua Volta e Viva Brasília.

Related Articles