O local onde, atualmente, fica a Samambaia – 12º Região Administrativa do Distrito Federal, surgiu a partir das diretrizes do Plano Estrutural de Organização Territorial (PEOT), que estabeleceu a ampliação das áreas urbanas por conta do crescimento populacional acelerado do DF.
Assim, em 1988, 3.381 casas foram construídas e financiadas pelo Banco Nacional, designadas a famílias de baixa renda. Além do mais, entre 1989 e 1992, a região foi ocupada por um grande contingente populacional, consequente do grande fluxo migratório na época.
Com isso, o Governo do Distrito Federal (GDF) integrou a população da Samambaia sob o “Sistema de Concessão de Uso” em lotes semi urbanizados.
Dessa forma, em 25 de outubro de 1989, através da Lei nº 49/89, foi criada a RA XII – Samambaia. O nome, ainda, tem relação com o córrego que corta a região, onde é possível a planta “samambaia” em abundância.
Além do mais, o fluxo migratório na Samambaia foi intenso por conta do boom imobiliário, decorrente da construção das estações de metrô. Empreendimentos com condomínios e áreas de lazer completas, como o “Show de Morar” (Brookfield), em 2010, tornaram a região um destaque para o mercado.
Veja abaixo algumas informações que separamos para você saber como é morar em Samambaia.
O que você irá ver neste Texto
- Caracterização da População Urbana
- Migração
- Características dos Domicílios
- Tempo de Moradia
- Instrução e Trabalho
- Renda Familiar e Renda Per Capita
- Educação
- Transporte
- Saúde
- Segurança
- Cultura e Lazer
Caracterização da População Urbana
Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD), a Samambaia possui 254.439 habitantes. Do total, 51,13% são mulheres, e 48,87% são homens. Já a faixa etária predominante é de 25 a 39 anos de idade (30,07%).
Em relação ao estado civil, 57,51% dos moradores da Samambaia são casados ou estão em uma união estável. Os solteiros representam 33,16% da população. Em seguida, os divorciados e separados somam 5,92%.
Migração
Mesmo com o grande fluxo migratório, o número de imigrantes é menor do que o de nascidos na Samambaia, porém expressivo: 48,18%. E os principais estados de origem são Minas Gerais (14,31%), Piauí (12,80%) e Bahia (12,80%).
Já o principal motivo da mudança, assim como em outras RA’s, foi acompanhar parentes (53,37%). Seguidos pelos que chegaram na região à procura de trabalho, na qual somam 23,28%.
Características dos Domicílios
Existem 68.565 domicílios urbanos na Samambaia, e a média de moradores por domicílios representa 3,71. Deste número, são 61.217 casas e 6.658 apartamentos. No Portal DF Imóveis, você pode encontrar 962 imóveis para venda e 144 para alugar na Samambaia.
Tempo de Moradia
O número de moradores que residem na região entre 15 e 24 anos é predominante, e soma 31,49% da população. Outro grupo significativo é o dos que moram na região há 25 anos ou mais (20,60%). Além disso, 55,58% dos habitantes vieram de outra RA.
Instrução e Trabalho
O índice de instrução da região é baixo. A taxa de alfabetização chega aos 97,26%, mas a maior parte da população possui Ensino Fundamental Incompleto (35,08%).
O grupo dos moradores que não estudam representa 68,94%. Entretanto, 25,05% estudam em escola pública, e 5,80% em instituição privada.
Em relação ao trabalho, 49,89% possuem atividade remunerada. Enquanto isso, 3,63% não possuem atividade remunerada e 9,76% dos habitantes são aposentados. Os dois principais setores de atividade são o comércio (31,55%) e serviços gerais (29,70%).
Renda Familiar e Renda Per Capita
A renda familiar média da população da Samambaia é de R$ 3.368,49. Já a renda per capita chega aos R$ 914,61.
Educação
A RA XVII conta com 9 Centros de Ensino Fundamental, 2 Centros de Ensino Médio, 2 Centros Educacionais, 21 Escolas Classes e 2 Centros de Educação Infantil.
Transporte
O principal meio de transporte é o ônibus (46,86%), seguido pelo automóvel (24,47%). A região possui três estações de metrô – Furnas, Samambaia Sul e Terminal Samambaia, na qual 8,06% dos moradores utilizam como meio transporte para o trabalho. Além disso, a samambaia também conta com 78 linhas de ônibus.
Saúde
Para atender a população, a RA conta com o Hospital Regional da Samambaia, 4 Centros de Saúde, 4 Clínicas da Família, 1 Unidade de Pronto Atendimento (UPA), 2 Centros de Atenção Psicossocial e 3 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Além disso, uma Policlínica da rede pública está em construção para atender a região administrativa.
Segurança
A região administrativa possui 2 Delegacias da Polícia Civil e 1 Batalhão da Polícia Militar.
Cultura e Lazer
Em novembro, foi inaugurado o Complexo Cultural de Samambaia. O espaço conta com um cine/teatro, espaço para a biblioteca de artes, 5 salas de oficinas e um galpão multiuso.
O local faz parte das ações coordenadas pelo “Lugar de Cultura”, programa criado pela Secretaria de Cultura, através da Lei Orgânica da Cultura (LOC).
A programação do complexo reúne atividades de capoeira, aulas de violão, ballet, pintura e várias outras atividades – todos os horários estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
Além do mais, está presente na região o conhecido Estádio Joaquim Domingos Roriz, também conhecido como Rorizão.
Em 2013, o local foi interditado pela Defesa Civil do Distrito Federal. E, após 4 anos, o estádio foi reaberto com a partida entre Samambaia e Botafogo-DF, na qual o time de Samambaia ganhou a partida.
Referências:
3 Comments