Morar no Lago Norte é bom?

Morar no Lago Norte é bom?

Fundado em janeiro de 1984, o Lago Norte é a 18º Região Administrativa do Distrito Federal. Antes conhecida como Península Norte, a região mudou seu nome para um que correspondesse à região vizinha, Lago Sul.

O setor de mansões do Lago Norte se divide entre quadras do lago (QL) e quadras internas (QI). Além disso, fazem parte da região o aglomerado urbano Taquari, e Centro de Atividades e núcleos rurais.

Próximo ao Plano Piloto, a RA XVIII se destaca pela sua qualidade de vida, sendo um dos locais mais seguros do DF para morar. Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Lago Norte é de 0,933.

Veja abaixo algumas informações que separamos para você saber como é morar no Lago Norte.

O que você irá ver neste Texto


Caracterização da População Urbana

O Lago Norte possui 37.455 habitantes. Dentro disso, 51,17% são mulheres e 48,83% são homens. Em relação à faixa etária, os indivíduos de 25 a 39 anos representam 30,07%.

Já em relação ao estado civil, a maior parte da população é casada ou está em uma união estável (57,51%). Logo após, estão os solteiros, que correspondem 33,16%. Já os divorciados ou separados somam 5,92%.



Migração

Segundo o PDAD, 58,70% dos residentes são imigrantes, e o principal estado de origem é Minas Gerais (22,80%).

E, como em outras regiões administrativas, o motivo de mudança da maioria dos migrantes foi acompanhar parentes (49,68%), seguido pela procura de trabalho, com 35,28%.



Características dos Domicílios

O Lago Norte possui 12.161 domicílios, e a média de moradores por residência é de 3,08. Existem 8.513 casas e 3.454 apartamentos na região. Já no Portal DF Imóveis, você encontrar 605 imóveis para vender e 95 para alugar.



Tempo de Moradia

Os moradores que residem em um período de tempo entre 1 e 5 anos estão em maior número, com 28,90%. Em seguida, o tempo de moradia de 15 a 24 anos somam 23,44%, e entre 25 ou mais, 20,52%.



Instrução e Trabalho

O índice de instrução da população é considerado alto. A taxa de alfabetização é de 99,68%. Além do mais, 42,23% dos habitantes possui ensino superior completo.

A parcela dos moradores que não estudam chega aos 79,09%. Enquanto isso, 11,82% da população estuda em escola pública, e 8,90% em instituição particular.

Em relação ao trabalho, 51,90% possuem atividade remunerada, e a principal área de atuação é o comércio (20,56%). Em contrapartida, 1,15% não possui atividade remunerada e 23,62% representam os aposentados.



Renda Familiar e Renda Per Capita

A renda familiar média da população do Lago Norte é de R$ 12.599,00. Já a renda per capita chega aos R$ 4.736,75.



Educação

A região conta 1 Centro de Ensino Fundamental, 1 Centro Educacional e 2 Escolas Classes. Além disso, colégios particulares, como a rede COC, estão presentes na RA.



Transporte

O principal meio de transporte dos moradores do Lago Norte é o automóvel (79,19%). O local não possui estações de metrô, mas conta com 28 linhas de ônibus para atender os 6,94% dos habitantes que utilizam ônibus.



Saúde

A RA XVIII possui 1 Centro de Saúde público, localizado na QI 03 do Setor de Habitações. E, ainda, a região possui clínicas e hospitais, como o Hospital de Reabilitação da Rede Sarah.



Segurança

O local conta com a 9º Delegacia da Polícia Civil do Lago Norte, localizada na QI 3/5. Além disso, vale lembrar que a região está entre as mais seguras do Distrito Federal para morar.



Cultura e Lazer

No contexto de cultura e lazer, o Lago Norte possui várias opções. Além do Iguatemi Brasília, que possui salas de cinema e restaurantes como o Outback, Pobre Juan e Gero.

Foto por Luiza Brilhante

E, ainda, o Deck Norte conta lojas, restaurantes e até mesmo galerias de arte, como o Espaço da Arte, o The Gallery e o Espaço Multicultural.

Fora dos shoppings, é possível fazer um passeio no Parque das Garças também, onde é possível reunir a família para fazer um piquenique; ou praticar esportes, como o Stand Up Paddle.

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *