• 15 de abril de 2024
  • Last Update 15 de abril de 2024

Conheça as escalas urbanas de Brasília

Você já ouviu falar das escalas urbanas de Brasília? Há quem se diz brasiliense mas nunca ouviu sobre esse assunto acerca da capital do país.

Brasília possui quatro escalas urbanas, nomeadas como bucólica, monumental, residencial e gregária. Tais escalas não podem ser modificadas. Consideradas um dos maiores feitos do urbanismo segundo a Unesco, esse patrimônio deve ser intocado.

De acordo com o que existe por conceito na arquitetura e urbanismo, as escalas funcionam mais ou menos como o corpo humano de um espaço. Já o renomado arquiteto e urbanista Lúcio Costa, um dos responsáveis por parte da idealização de Brasília diz que:

“[…] a chamada escala humana é coisa relativa. Um italiano da Renascença, por exemplo, se sentiria diminuído se a porta de sua casa tivesse menos de cinco metros de altura.”

Conheça um pouco de cada escala de acordo com o site da Câmara dos Deputados de Brasília:

Escala Monumental – é aquela que contribui para a formação do sentido de Capital, onde a monumentabilidade confere aos edifícios seu valor simbólico. Constituída pelo Eixo Monumental, desde a Praça dos Três Poderes até a Praça do Buriti, incluindo as principais edificações que estão neste trajeto.

Escala Gregária – é aquela para onde convergem os fluxos no encontro dos eixos Rodoviário e Monumental. É o centro urbano onde se previu edifícios maiores e mais altos e o espaço urbano é disposto de forma a permitir um fluxo de circulação mais intensa. É a escala do encontro.

Escala Residencial – é aquela que define a relação entre os edifícios residências, onde se encontra uma proposta inovadora de Lucio Costa – as Superquadras. Neste caso, a relação entre os espaços edificados e os abertos é outra, respeitando as características do convívio cotidiano, por isso, a altura rígida das edificações possuírem seis pavimentos, além de uma extensa área verde de 20 metros emoldurando cada Superquadra.

Escala Bucólica – se constitui dos gramados, passeios, bosques e jardins da cidade que permeiam e envolvem as Superquadras, as Entrequadras, os diversos setores e os conjuntos de casa e comércios locais, e a cidade inteira, imprimindo a Brasília a qualidade de cidade-parque que ela é. Está por todo lugar, protegendo as áreas construídas umas das outras.

Confira algumas fotos das escalas:

Morar em Brasília é morar numa cidade que é patrimônio e que possui muitas vantagens em relação à localidade. Gostou de saber mais sobre a capital? Você pode comprar ou alugar agora mesmo seu imóvel dos sonhos em nosso Portal DF Imóveis.

Related Articles