• 7 de dezembro de 2021
  • Last Update 7 de dezembro de 2021

Como investir dinheiro em Imóveis?

investimento-imoveis

Já trouxemos uma matéria em que abordamos sobre o investimento de mais de U$60 bilhões das grandes multinacionais (Google, Amazon e Facebook) em imóveis e porque isso se tornou um meio de estabilidade financeira para muitas empresas, empresários, entre outros. Porém, sabia que você também pode começar a investir nesse ramo? Não é difícil e esse artigo é justamente para te ajudar descomplicar tal investimento.

Fundo de Investimento Imobiliário

Para começar nem sempre para investir em um imóvel é necessário comprá-lo, existem outras formas de investimento nessa área. Uma delas é o Fundo de Investimento Imobiliário (FII) em que você vai empregar seu dinheiro em fundos e cotas imobiliárias ao invés de pagar o valor total de um imóvel. Nesse tipo de investimento não há a preocupação com manutanção do imóvel, documentações, entre outras situações burocráticas; o que ocorre é que o rendimento não se torna fixo em decorrência de fatores como inadimplência, tempo em que o imóvel fica vazio entre outros.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Neste formato de investimento as empresas financeiras que são autorizadas pelo Banco Central são permitidas a liberar títulos para investidores. No LCI a renda é fixa e basicamente é como se você estivesse “emprestando” seu dinheiro para o financiamento ou compra de um imóvel.

Esse tipo de investimento tende a ser mais seguro se comparado a outros (como a Bolsa de Valores que é muito instável) e possibilita que investidor ainda consiga seu dinheiro investido de volta ( com teto máximo de R$ 250 mil, dependendo da instituição financeira e do CPF) caso o emissor do título comprado entre em falência, já que é protegido pelo Fundo de Garantidor de Créditos (FGC).

Certificado de Recebíveis de Imóveis (CRI)

Se trata de títulos que são ofertados por empresas que são securitizadoras de créditos imobiliários. Também são títulos de renda fixa, como o LCI, entretanto não possuem a garantia do FGC. Quando o investidor compra seu título CRI já é possível visualizar quais resultados a aplicação lhe trará, por isso é rentável já que a possibilidade de resgatar seu dinheiro é mais fácil, devido ao tempo mais curto que é disponibilizado.

P2P Lending imobiliário

Conhecido como um investimento coletivo, o peer-to-peer, possui vantagens que se tornaram muito atrativas aos investidores. Trata-se de uma economia compartilhada, em que um grupo de pessoas faz um empréstimo coletivo para outras pessoas ou empresas, no caso, para empresas imobiliárias, construtoras e incorporadoras.

Para pequenos investidores essa é uma ótima opção para iniciar nesse âmbito de investimento imobiliário, já que não é necessário desembolsar altas quantias e nem comprar um imóvel no seu valor total. A fim de garantir sua segurança nesse tipo de investimento, opte sempre por procurar empresas que funcionem como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP) e sejam autorizadas pelo Banco Central, assim, todo processo de negociação do seu dinheiro estará tranquilamene assegurado.

Todos os tipos de programas de investimento possuem vantagens de alguma forma, o ideal é que você certifique-se qual o seu papel de investidor e o que vai agregar mais ao seu foco.

Related Articles