• 8 de dezembro de 2021
  • Last Update 7 de dezembro de 2021

É possível vender um imóvel financiado?

imovel-financiado

Dentro do mercado imobiliário existem diversas dúvidas sobre os mais variados assuntos, porém, na pauta de hoje separamos um tópico que está entre as dúvidas mais comentadas do âmbito: Existe a possibilidade de vender um imóvel financiado? A resposta para essa questão é simples: SIM, é possível! Aqui vão algumas dicas que irão te auxiliar nesse processo de compra/venda.

Quais procedimentos devo seguir para vender um imóvel financiado?

A fim de evitar alguns problemas durante a negociação do seu imóvel, primeiramente, os procedimentos de compra e venda vão depender de como o comprador decidir realizar o pagamento. Por exemplo, quando o comprador opta pelo pagamento à vista ou até mesmo parcelado sem financiamento é preciso que o proprietário realize o pagamento integral do saldo devedor diretamente com a instituição bancária a qual ele financiou seu imóvel.

Basicamente, é preciso que o vendedor entre em contato com o banco solicitando os papéis com os valores atualizados referentes ao seu saldo devedor. Também é necessário que o banco emita um boleto com o valor que falta para a quitação. Depois disso, o vendedor poderá quitar o valor devedor do imóvel, com o pagamento recebido pelo novo comprador. A instituição financeira emite uma declaração após o pagamento, confirmando que o imóvel está quitado e livre de quaisquer débitos.

Se o comprador optar pelo financiamento bancário no mesmo banco que o vendedor financiou, a negociação o envolverá. A instituição financeira precisará aprovar o débito do contrato que está vigente com todas as correções, juros previstos e descontos. Se as instituições bancárias forem diferentes, será necessário fazer o processo de interveniente quitante (QI) ou interveniência financeira. Nesse processo, o banco do antigo proprietário precisa apurar todos os créditos que ainda precisam ser pagos e comunica ao banco do novo comprador.

Com isso, um novo contrato será realizado, com base nessa nova negociação de compra e venda entre o antigo e o novo proprietário. Após a assinatura do novo contrato de financiamento bancário e toda negociação finalizada, o novo comprador deve realizar o registro do imóvel no Cartório de Imóveis.

Se atente aos cuidados durante o processo!

Antes de todo processo de negociação é preciso documentar o que será feito. Existe um documento chamado promessa de compra e venda, a partir dele, ambas as partes terão os seus direitos descritos e guardados para consultas futuras. Também é imprescindível que toda a documentação do imóvel esteja em dia!

.
Buscou, achou. Encontre os melhores imóveis para Comprar ou Alugar no Portal DFimoveis.com

Related Articles