• 23 de fevereiro de 2024
  • Last Update 20 de fevereiro de 2024

Corretores e Imobiliárias devem estar prontos para tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda de Seus Clientes

Em 2023, o prazo para entrega das declarações se encerra no dia 31 de maio e é importante que corretores e imobiliárias estejam preparados para tirar as principais dúvidas dos clientes sobre a declaração de seus imóveis. 

Apesar de o conhecimento aprofundado dessa declaração ser algo atribuído aos contadores, nada impede que o profissional do mercado imobiliário também tenha esse entendimento. Além disso, ter o conhecimento sobre imposto de renda pode ser um diferencial para o corretor de imóveis ou imobiliária, fazendo com que ganhe um visível destaque nos negócios.  

Diante desses fatores, separamos algumas dicas e informações que vão te ajudar a esclarecer os questionamentos do seu cliente da melhor forma possível.

Ofereça materiais informativos e de fácil compreensão:

Uma forma simples e efetiva de auxiliar seus clientes quanto ao imposto de renda é oferecer materiais informativos e de fácil compreensão, como cartilhas ou guias com passo a passo que tenham instruções objetivas e linguagem didática, acessível e sem termos técnicos sobre como declarar os imóveis. Também pode ser uma boa ideia incluir imagens ou exemplos que facilitem a compreensão.

Esses materiais podem ser disponibilizados de diversas formas, como e-mails, em site, redes sociais, ou entregues presencialmente. Aqui deve ser analisado o que fica melhor para você e para o seu cliente. 

É essencial também que os materiais sejam atualizados regularmente, acompanhando eventuais mudanças na legislação.

Tenha um atendimento personalizado:

Oferecer atendimento e suporte personalizados pode ser um diferencial na hora de tirar a dúvida sobre a declaração do imposto de renda do seu cliente. Isso porque, ao atendê-lo de forma exclusiva e com dedicação, seu  cliente irá se sentir mais seguro ao realizar a declaração.

Para tornar esse procedimento mais eficaz, é interessante que os profissionais do mercado imobiliário invistam em ferramentas para questionamentos relacionados ao imposto de renda, como um canal de comunicação ou chat online que tenha alguém disposto a atender e sanar as dúvidas de maneira correta. 

Para isso, o profissional deve estar sempre atento às mudanças nas legislações, estar atualizado e ter conhecimento sobre as regras do Imposto de Renda. Dessa forma, é possível fazer um atendimento personalizado e de qualidade para os clientes. 

Esteja atualizado

Em 2023, a declaração é obrigatória para aqueles que compraram ou venderam um imóvel em 2022. Além disso, mesmo quem seria isento, deve realizar a declaração caso possua algum imóvel registrado em seu nome que tenha valor superior a 300 mil reais no final de dezembro de 2022. 

Para aqueles clientes que realizaram a venda de um imóvel em 2022, é crucial que o profissional os instrua a, antes de realizar a declaração, utilizar o Programa de Ganhos de Capital (GCap) para analisar se há a necessidade de pagamento de imposto. Caso haja, o imposto referente ao lucro obtido com a venda, esse deve ser calculado. 

Por mais que a declaração de imóveis possa parecer algo difícil de se fazer, na verdade, ela não é tão complexa assim. Para a maioria dos casos, ao acessar o sistema da Receita Federal, basta localizar a seção de “bens e direitos” do imposto de renda, inserir o código da propriedade e, na seção da “discriminação”, o declarante precisa adicionar os dados e informações sobre o bem e a transação. 

Mas vale lembrar que contar sempre com um especialistas garante mais segurança e uma execução dentro dos parâmetros recomendados para declaração de Imposto de Renda.

Vai comprar um imóvel ou alugar em 2023? Conte com mais de 50.000 imóveis disponíveis no Portal DFimoveis.com. Casas, apartamentos, Lotes, salas comerciais e muito mais!

Related Articles