Como comprar meu 1º imóvel

Como comprar meu 1º imóvel

Ter a casa própria é o sonho de muitos, que acreditam que este é o primeiro passo da vida adulta. Mas comprar o 1º imóvel não é tão simples assim. É preciso muita pesquisa de mercado e um minucioso planejamento financeiro.  

Planejamento

O planejamento financeiro é o primeiro passo para quem pretende adquirir um imóvel. Organize seus gastos e ganhos em uma planilha. Após isso, visualize os gastos supérfluos e o que pode ser evitado (por exemplo comer fora de casa). Isso vai garantir um valor maior a ser poupado para a compra. 

É interessante também estipular uma porcentagem mínima de seu salário, todo mês, que será destinada ao imóvel. 

Localização

A localização do imóvel é de suma importância. Certifique-se de que o bairro da sua futura moradia possui iluminação pública, ruas pavimentadas, além de fácil acesso a transporte público (ônibus e metrô).

Um bom comércio próximo, como mercados, restaurantes, farmácia, e até escola e hospital, também valorizam muito um imóvel, pois proporcionam maior qualidade de vida aos moradores. 

Tipo do imóvel

O comprador deve decidir o tipo do imóvel que deseja: casa ou apartamento, novo ou velho. Este último pode ser mais acessível financeiramente, porém pode demandar um valor alto para eventuais reformas.  Por isso, fique atento.

Vizinhança

Não se esqueça de levar em consideração a vizinhança e a movimentação do bairro, de trânsito e pessoas. Na hora de comprar, é importante ter em mente todas as suas necessidades e o que você pode pagar por elas. 

Forma de pagamento

Não esqueça de avaliar a melhor forma de pagamento para você. Se é consórcio, financiamento, aplicações financeiras, enfim. Mas, independente disso, é aconselhado que você dê o maior valor possível na entrada do seu lar. 

Dessa forma, as parcelas ficarão mais leves, cabendo no seu bolso, sem causar maiores transtornos. 

Pesquise com calma

Por fim, não tenha pressa! Comprar o 1º imóvel é a realização de um sonho, que envolve um valor muito alto.

Faça bom uso da internet, em sites imobiliários de confiança. O processo pode ser demorado, mas é fundamental para evitar problemas no futuro. Lembre-se: a pressa é inimiga da perfeição. 

Gostou? Acesse o Portal DFimoveis.com e encontre seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *