• 22 de fevereiro de 2024
  • Last Update 20 de fevereiro de 2024

Você Conhece a história de Brasília?

Inaugurada em 1960, a Capital Federal do Brasil é referência em urbanismo e símbolo da identidade brasileira, além de ser uma cidade com grande importância histórica, política e cultural. 

Brasília se destaca por ser uma cidade vibrante, de arquitetura única e modernista, com diversidade cultural e localização estratégica. Ela é o centro político do país, abrigando o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto, e outros órgãos de suma importância para o governo do Brasil. 

A história da Capital começa em 1823, quando José Bonifácio de Andrade e Silva, também conhecido como o Patriarca da Independência, sugeriu que houvesse uma capital no interior do país, para que ficasse longe dos portos e garantisse a segurança do Brasil. Nessa mesma época, José Bonifácio também sugeriu que o nome da Capital fosse “Brasília”. 

Alguns anos depois, um sacerdote católico italiano teve um sonho em que ele fazia uma viagem à América do Sul. Em seu livro, escreveu que viu uma depressão longa e que ela partia de um ponto de formação de um lago. Também relatou o que uma voz lhe dizia constantemente: 

“Quando se vierem a escavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida, de onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”

(Memórias biográficas de São João Bosco). 

O sonho posteriormente acabou sendo interpretado como um sinal da construção de Brasília. 

Assim, no ano de 1981, foi estipulada a determinação da área da Capital. Em 1982, ela veio a ser chamada de “Quadrilátero Cruls” e foi demarcada pela Comissão Exploradora do Planalto Central, que contava com o líder astrônomo Luiz Cruls e uma equipe de médicos, botânicos e geólogos designados para analisar o clima, flora, fauna e outros aspectos da região. Em 1984, a área foi apresentada ao Governo. 

Em abril de 1956, iniciaram-se as obras para a construção da Capital, sob o comando do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Para a construção, foi criado o “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil”, para selecionar o melhor projeto urbanístico. O projeto que venceu foi o do arquiteto e urbanista Lúcio Costa

Como arquiteto dos principais monumentos da cidade, Oscar Niemeyer foi o escolhido. Ele deu vida ao Congresso Nacional, Catedral, Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto e da Alvorada. 

No dia 21 de abril de 1960, Brasília foi inaugurada. Símbolo de desenvolvimento e progresso do país, essa fascinante cidade está em constante evolução; atraindo a atenção de turistas, pesquisadores e admiradores da arquitetura. 

Brasilia em Abril Crédito: Fotojornalista Guilherme Neves Soares/ DFImoveis

Buscando por imóveis na Capital? Acesse DFimoveis.com são mais de 50.000 imóveis para você comprar e alugar por todo o DF.

Related Articles