• 25 de março de 2024
  • Last Update 25 de março de 2024

Webinar: Evoluções dos ITBIs e Registros de Imóveis no DF

A DFimoveis.com deu início a sua programação, com conteúdos de webinars especiais para o Salão DFimoveis. O evento ocorrerá do dia 20 a 30 de outubro de 2020, em parceria com a CAIXA. Este, será pela primeira vez, 100% online e promete trazer condições especiais na compra do seu imóvel. Descontos exclusivos serão oferecidos na compra de imóveis no DF e irão variar de 2% a 20%. Todo o processo de financiamento será realizado online.

Conteúdos para auxiliar a população e os profissionais do mercado imobiliário, foram apresentados durante o webinar. A transmissão contou com a presença do CMO-DFimoveis.com, Marcelo Ramos; presidente da ANOREG-DF e tabelião de Cartório, Alan Guerra e do advogado, diretor do CRECI-DF e conselheiro do COFECI, Diego Gama.

Dentre os assuntos abordados, a DFimoveis.com aponta: o comportamento dos consumidores, leads (contatos), anunciantes e análise de tráfego.

A transmissão ocorreu Ao Vivo, na manhã da sexta-feira (9) e está disponível para assistir na plataforma do Youtube:

Fiquem atentos e acompanhem também, o webinar, dia 14 de outubro, quarta-feira, às 09:00h. A transmissão do webinar, “ Vender seu Imóvel COM ou SEM Exclusividade de Corretagem”, contará com a participação dos Presidentes das Redes: Remax, Netimoveis e Brasília de imóveis. Assista Ao Vivo pelo Zoom e Facebook.

Registros de Imóveis

O presidente da ANOREG-DF, Alan Guerra tratou sobre a negociação de imóveis regulares e irregulares e a importância do registro dos imóveis; o papel do cartório no mercado imobiliário; dados e informações sobre o registro de imóveis e a atualização eletrônica dos cartórios.

Alan Guerra apresentou o número da quantidade de registros feitos no cartórios de imóveis, quantidade de escrituras lavradas na compra e venda de imóveis e escritura eletrônica. Para o mercado imobiliário, Alan Guerra ressalta, “vemos um crescimento acentuado, firme neste ano”. 

Alan Guerra fala também, da preparação dos cartórios para o salão DFimoveis.com. “Lançamos a certidão online, a busca de matrículas, o trânsito de título eletrônico e o lançamento do anuário da ANOREG.”

Evolução do ITBI

O diretor do CRECI-DF e conselheiro do COFECI, Diego Gama, fala sobre o “comportamento do mercado imobiliário sob perspectiva da arrecadação do ITBI no Distrito Federal.”

Diego Gama aponta que arrecadação também cresce no segundo semestre, “ou seja, há uma concentração de transações imobiliárias e uma crescente substancial.” Com base em dados e estatísticas analisadas, Diego mostra que a receita realizou 12,1 milhões, superiores a previsão para agosto de 2020.

O que é ITBI?

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis — mais conhecido pela sigla ITBI — é um tributo municipal, que deve ser pago quando ocorre uma transferência imobiliária. Assim, a oficialização do processo de compra e venda só será feita após o seu acerto. Sem a confirmação de pagamento do tributo, o imóvel não pode ser transferido e a documentação não é liberada.

Leia também: Salão DFimoveis.com: descontos exclusivos na compra de imóveis

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *