Blockchain é uma tecnologia que foi desenvolvida inicialmente para movimentação de bitcoins (cripitomoedas) e ganhou outras aplicações ao longo do tempo, como aplicação dela na primeira transação de compra e venda imobiliária do país. Por meio da tecnologia as informações habitacionais, financeiras, estruturais, legais e dados correlacionais a propriedade passam a ser digitalmente criptografados e disponibilizados online por meio de uma chave criptografada no livro razão da cadeia de blocos.
Transação ocorreu, em 2019, entre uma construtora e startup com aquisição de uma prédio comercial no Rio de janeiro, o processo que levaria em media um mês entre as etapas de escritura, lavratura e registro de imóvel surpreendentemente levou 20 minutos.
Afinal, quais as vantagens de uso do blockchain nas transações imobiliárias?
- Redução de burocracia
- Transparência
- Sistema descentralizado
- Segurança e Criptografia
- Autenticidade
- Integridade das transações
Essa tecnologia é uma avanço positivo para ao mercado imobiliário Brasileiro e suas mudanças estão cada dia mais presente em todo pais.
Outra inovação também adotada por cartórios são as transações imobiliárias 100% online praticada e explicada por Allan Guerra Presidente da ANOREG no video a seguir
Em participação no episodio #06 do canal Siga Direito Marcelo Ramos Sócio Diretor da DFimoveis.com em conjunto com o time de entrevistadores fala sobre o escrituras digitais levantando temas atuais do mercado imobiliário enquanto os especialistas entrevistadores pontuam as principais questões relacionadas à às escrituras digitais confira