• 25 de maio de 2022
  • Last Update 24 de maio de 2022

Dados indicam: Redução do ITBI em 2022 aqueceu mercado Imobiliário no DF

A redução do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), medida vigente entre 1º de janeiro e 31 de março de 2022, trouxe o impacto positivo para o mercado imobiliário do Distrito Federal e os números indicam que o GDF aumentou em 37,8% sua arrecadação comparada março de 2021. Outro marco indicado pela secretaria de economia foi o aumento de 73,5% nos documentos emitidos relacionados ao imposto. O Secretário de Economia, Itamar Feitosa comentou afirmando ter alcançado as metas traçadas com o Pacote Pró-Economia II. “Conseguimos promover um aquecimento no setor imobiliário, com um incentivo para que as pessoas pudessem decidir pela compra de seus imóveis. O objetivo aqui não era o aumento da arrecadação, mas sim o fomento à economia que gera empregos e distribui renda.”

A medida deu aos brasilienses um desconto real de 66% na hora de transferir os imóveis para seus nomes, isso levou muitos contratos de gaveta a serem regularizados por proprietários durante os três meses com a medida vigente. Na prática, um imóvel de R$ 300 mil teve um ITBI de R$ 3 mil.

A Redução do ITBI foi balanceada pelo aquecimento de mercado sentido nesse trimestre. CRECI DF | 8ª REGIÃO que fez parte de diversas reuniões realizadas com o mercado imobiliário e o GDF, em publicação nas redes sociais levanta a possibilidade de  abertura em negociações para que essa redução seja transformada em projeto de lei e se torne recurso para o mercado permanentemente.

“O objetivo aqui não era o aumento da arrecadação, mas sim o fomento à economia que gera empregos e distribui renda.”

Itamar Feitosa

Em números Gerais

A arrecadação Total do GDF no trimestre se equiparou com aproximação aos resultados alcançados em 2021, 160,1 milhões de arrecadação, período de ouro ainda resultado da busca por imóveis melhores por compradores na pandemia de COVID-19, enquanto 2022 alcançou no mesmo período 158,8 milhões de arrecadação.

DFimoveis.com

Frente a isso o Portal DFimoveis.com têm caminhado com o mercado imobiliário, criando condições que valorizam corretores imobiliárias e compradores. Tal como a promoção e fornecimento de tecnologias para que a oferta alcance o maior número de interessados possível. Em Parceria com Caixa, Ademi, BRB e tantos outros que ajudam pessoas no momento da compra do imóvel ideal. Acesse DFimoveis.com e descubra os melhores imóveis.

Related Articles