• 16 de abril de 2024
  • Last Update 15 de abril de 2024

Como montar uma mesa posta

Receber amigos em casa é sempre muito bom! Para que esse momento fique ainda mais especial, uma mesa posta decorada é essencial. Por isso, a DFimoveis.com, separou algumas dicas para ajudar você a montar sua mesa posta sem erro! 

Uma mesa bonita e bem arrumada deixa qualquer refeição mais prazerosa e especial. A mesa posta, como é chamada, enriquece os jantares comemorativos e almoços de aniversário, mas ela também pode ser usada no cotidiano, deixando as refeições do dia a dia mais convidativas.

A disposição e organização dos talheres e das louças facilita o momento de servir, a degustação e a retirada do que já foi utilizado. Nesse post, vamos esclarecer como tudo isso funciona.

O que é mesa posta?

A mesa posta nada mais é do que organizar pratos, talheres e copos sobre a mesa para uma determinada refeição, que pode ser o café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar.

Existe um tipo diferente de mesa posta para cada uma dessas refeições. Para um churrasco, por exemplo, a mesa pode ser posta de uma forma mais despojada, enquanto para um jantar de noivado, os elementos que irão compor a mesa precisam de um pouco mais de sofisticação.

Quais os itens e artigos que não podem faltar em uma mesa posta?

Definindo a ocasião fica muito mais fácil saber o que colocar sobre a mesa. Mas antes disso, ainda é preciso definir o cardápio. Pois para cada tipo de refeição existem talheres, copos e pratos específicos.

Mas de modo geral, alguns itens são coringas e sempre serão utilizados. Por isso, tenha-os sempre em mãos.

Confira na lista abaixo, os itens indispensáveis para uma mesa posta bem caprichada:

Toalha de mesa, jogo americano ou sousplat

Você pode optar por ter apenas um ou os três, mas quanto mais opções tiver, melhor. Os jogos americanos servem de apoio para copos, talheres e copos.  Já os sousplat, sustentam apenas o prato e podem ser usados sozinhos ou em conjunto com a toalha de mesa. 

Pratos

Qualquer refeição precisa de pratos sejam eles fundo, raso, de sopa ou de sobremesa. Invista nesses itens, especialmente os de porcelana e cerâmica. Se você costuma receber muitas pessoas na sua casa tenha ao menos doze de cada tipo, caso contrário, seis peças de cada já é o suficiente.

Talheres

Assim como os pratos, os talheres são indispensáveis para uma mesa posta, da mais simples a mais sofisticada. A principio, forme um conjunto básico com facas – principais e de sobremesa, garfos – principais e de sobremesa – e colheres – principais, de sobremesa, de café e de chá. Depois, aos pouquinhos, vá inserindo outros talheres, como os próprios para peixe e os para carne vermelha.

Taças e copos

Nas regras de etiqueta, definem três tipos de taça para a mesa posta: taça para vinho tinto, taça para vinho branco e taça para água. Precisa de todas elas? Isso vai depender do menu, mas para garantir tenha ao menos taças para água e taças para um tipo de vinho.

Porta guardanapos

Os porta guardanapos são parte dos detalhes que fazem toda a diferença. Delicados e super charmosos eles deixam a decoração da mesa ainda mais completa.

Castiçais 

Pode até parecer estranho mas, os castiçais ficam lindos na decoração da mesa. Uma dica também, é usá-los na decoração da mesa, de um jantar a dois.

Castiçais de diferentes tamanhos, completam a decoração da mesa.

Vasos de plantas

Os vasos podem ser usados em cima da mesa. Você pode optar por flores naturais, artificias ou apenas verdinhos para da um toque na decoração.

Passo a passo de como fazer a mesa posta

Em primeiro lugar, deve vir a toalha, o jogo americano ou o sousplat. Caso utilize jogo americano ou sousplat, lembre-se que irá precisar de um para cada convidado.

Em seguida é hora de organizar os pratos. Os menores ficam sobre os maiores. Por exemplo, primeiro o prato de salada, depois o prato principal. O prato de sobremesa é colocado após a refeição principal. Se a refeição contar com petiscos antes do jantar, adicione um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão apoiada sobre ele;

Organize agora os talheres. A regra é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro no menu. Portanto, os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior e de fora para dentro.

O guardanapo fica localizado no canto esquerdo, ao lado dos garfos.

Na sequência, organize as taças. Elas devem ficar no canto superior direito, começando da ponta da última faca ou colher. A primeira é a de vinho tinto, depois vem a de vinho branco e por último a de água.

DFimoveis.com, busque agora pelo seu LAR!

Leia também: Como instalar esquadrias de alumínio

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *