Ter uma pequena horta em casa é mais fácil que possa pensar e talvez seja a maneira mais prática de se ter alimentos frescos com baixo custo de manutenção e sem agrotóxicos. Nossa equipe da DFimoveis.com entrevistou Marcos César consultor técnico para certificação de orgânicos e manejo de cultivos, ele indicou 5 dicas para produzir em casa também separamos um manual de como fazer sua horta em casa.
Dica número 1: Iluminação é Impostante
O local para cultivar sua horta em casa deve pegar iluminação solar, pois ela ajuda com reações químicas que ajudam sua horta a ter mais saúde.
Dica número 2: Terra bem aerada
Numa profundidade a partir de 30 cm, a terra que você vai cultivar precisa estar bem aerada, cave e prepare a terra, deixe que o oxigênio entre ela vai ficar com um aspecto fofo.
Dica número 3: Misture Matéria orgânica na Terra
Matéria orgânica torna a terra mais rica para plantar e ter alimentos saudáveis, pois fornece nutrientes para o cultivo se desenvolver. Exemplos que podem ser usados. Composto orgânico, húmus de minhoca, esterco de gado. Observação para o esterco de galinha, evite ou reduza, pois é acido.
Dica número 4: Micro-organismos
Micro-organismos ajudam a fixar nutrientes no solo e fazem com que as plantas tenham mais saúde, consulte um especialista para orientações sobre qual o melhor tipo para sua cultura e onde encontrar
Dica número 5: Água, todas precisam
A irrigação é fundamental, cadas tipo de cultivo pede uma quantidade saudável de água, deixe espaço entre as plantas que você for cultivar e escolha o método de irrigação, pode ser com o regador, mangueira ou via gotejamento
Manual de como fazer sua horta em casa
- Separe alguns recipientes para germinar as sementes da horta, podem ser saquinhos ou embalagens, faça furos na parte inferior para drenar a água. Feito isso escolha o que será plantado. Você pode começar plantando temperos que você usa na sua cozinha!
- Prepare a terra como Marcos recomenda em suas dicas, aire a terra para que o oxigênio entre insira composto orgânico umidifique e deixe descansar.
- Deposite a terra no local reservado, fure a terra em profundidade e coloque as sementes;
- Pode cobrir com terra e umidificar novamente com o borrifador de água diariamente até que germine as sementes
Quando as sementes se tornarem pequenas mudas coloque elas em espaço maior para que cresçam e prosperem. Sua horta pode ter essa aparência, se inspire com alguns modelos.
Entrevistado: Marcos César, consultor técnico para certificação de orgânicos e manejo de cultivos. E-mail de contato: mstcj@hotmail.com